quarta-feira, 10 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Iniciativa pioneira do Sebrae no Paraná estimula a utilização de biogás e biometano

20/03/2019
in Brasil

O Sebrae/PR, o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás – CIBiogás e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO realizaram nesta segunda-feira (18), em Curitiba, a assinatura do Termo de Cooperação para o “Projeto para o Desenvolvimento do Biogás e Biometano no Sul do País”. O objetivo é desenvolver iniciativas conjuntas para o fortalecimento da produção de biogás e biometano nas pequenas empresas e cadeias produtivas do agronegócio.

Além de gerar modelos de negócios e incentivar a cadeia produtiva do biogás por meio de governanças territoriais e setoriais, o acordo também prevê realizar atividades de capacitação para produtores de biogás, identificação de linhas de crédito para pequenos negócios, além de outras ações de fomento ao segmento. O projeto liderado pelo Sebrae/PR ainda integrará ações com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As regiões Oeste e a dos Campos Gerais no Paraná, identificadas como de grande potencial para a produção e consumo de biogás, serão as primeiras a receber os investimentos decorrentes desse acordo.

O Paraná é pioneiro na realização de atividades para difundir a utilização do biogás, uma vez que sedia o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de energia (localizado na Itaipu Binacional), além de buscar linhas de cooperação para a produção dessa energia. O potencial da utilização desse tipo de energia é especialmente grande no setor agropecuário que gerou, apenas em 2017, um PIB de R$1,4 trilhão. Os custos com energia representam em média 17% dos custos totais de um produtor de aves conforme informações do CIBiogás. A proposta foca na utilização dos resíduos para levar uma energia mais barata para o produtor rural. A UNIDO participa do acordo por meio de seu Departamento de Energia na prioridade de diminuir a emissão de gases do efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis.

“Vamos incentivar planos de desenvolvimento, capacitar e organizar as empresas da cadeia produtiva do biogás e do biometano em rede ou comunidades de empreendimentos nos territórios, o que vai gerar modelos de negócios no segmento, incluindo processos associativos de produção”, projeta Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.

A sistematização dessa metodologia bem como seus resultados, que pretende valorizar a inovação e desenvolvimento de modelos de negócios, possibilitará a replicação em outros territórios e materializa um processo de inteligência para uso do biogás para redução dos custos com energia. Importante ressaltar que os instrumentos (metodologia, documentação de apoio e resultados) serão disponibilizados para uso da sociedade civil, empresas, instituições públicas e academia. Reforça Andrea Faria que está na coordenação nacional do biogás na Cadeia de Valor da Energia.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=6b99c2cb1d799610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.