domingo, 24 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dois títulos de Rio-São Paulo no mesmo dia

27/03/2019
in Santos FC

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

O Santos ganhou dois títulos de torneios Rio-São Paulo no mesmo dia 27 de março. Um em 1963, outro em 1966. Vamos às histórias de ambos…

Baile no Flamengo e Taça

Em pleno Maracanã, em 27 de março de 1963, uma quinta-feira, o Santos conquistava pela segunda vez o Torneio Rio-São Paulo e com uma rodada de antecedência. Naquele dia, 45.988 espectadores pagaram ingresso para ver o Santos vencer o Flamengo por 3 a 0,  no Maracanã, com gols de Coutinho, Dorval e Pelé, todos no segundo tempo.

O técnico Lula levou a campo o chamado “time dos sonhos” e a torcida assistiu a mais um espetáculo da constelação de craques formada por Gylmar, Lima, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho (Batista), Pelé e Pepe.

Para chegar ao título o Alvinegro disputou oito partidas, com seis vitórias, um empate e uma derrota, marcando 29 e sofrendo 12 gols. Os artilheiros do time no certame foram: Pelé (14 gols), Mengálvio e Coutinho (4), Lima, Pepe e Dorval (2) e Nenê, com um gol.

Curiosidade: Na última partida do torneio, disputada no dia 31 daquele mês de março, o Peixe, já campeão, perdeu para o Botafogo pelo placar de 3 a 1, no Maracanã. Por falta de datas, essa partida teve dupla validade, já que valeu para o torneio Rio-São Paulo/1963 e também para a Taça Brasil/Campeonato Brasileiro de 1962 – competição que o Santos acabou conquistando dois dias depois, com uma vitória esmagadora sobre o mesmo Botafogo, no mesmo Maracanã, por 5 a 0.

Campeão com dois a menos

Ao empatar sem gols com o Corinthians, em 27 de março de 1966, um domingo, no Pacaembu, diante de 43.602 torcedores, o Santos sagrava-se campeão do Torneio Rio-São Paulo pela quarta vez em sua história.

O Alvinegro terminou a partida com dois jogadores a menos, pois o árbitro Ethel Rodrigues expulsou Coutinho e Mengálvio ainda no primeiro tempo. Porém, com muita garra e uma brilhante atuação do goleiro Laércio, o time assegurou o empate.

O Peixe disputou nove partidas no torneio, com quatro vitórias, três empates e duas derrotas. Marcou 18 gols e sofreu outros 11. Toninho Guerreiro, com cinco gols, foi o artilheiro da equipe.

A grande peculiaridade dessa competição foi a quantidade de clubes campeões. Ao final do turno único previsto pelo regulamento, quatro equipes ficaram empatadas em primeiro lugar. Além do Santos, Corinthians, Botafogo e Vasco também alcançaram a liderança e  posteriormente foram declarados vencedores do torneio.

Como jogadores das quatro equipes alvinegras foram convocados para defender a Seleção Brasileira em amistosos visando a Copa do Mundo da Inglaterra, e devido à falta de datas para realizar os jogos restantes para definir o campeão do torneio, as federações do Rio de Janeiro e de São Paulo declararam os quatro times campeões.

Fonte: www.santosfc.com.br/dois-titulos-de-rio-sao-paulo-no-mesmo-dia

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.