O município de Água Boa (729 km a Nordeste de Cuiabá) é o primeiro do interior a receber o projeto Bairro Integrado, realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Nesta quinta-feira (28.03), durante todo o dia, estudantes da Escola Estadual 09 de Julho participam das atividades, que visam integrar o trabalho das forças de segurança e aproximá-las da comunidade.
Na 6ª edição, a iniciativa contempla 1.200 pessoas, entre alunos da unidade e familiares, além de estudantes de outras escolas próximas. A programação inclui palestras, reuniões comunitárias, exposições de equipamentos das forças, atendimentos de orientações e encaminhamentos, consulta com psicólogos e assistente social, atividades lúdicas, corte de cabelo, confecção de documentos pessoais, concurso de redação com os alunos, entre outros.
Na ocasião, são apresentadas as atividades desempenhadas pela Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e de instituições parceiras. Desta vez, também participaram as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, Defensoria Pública, Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O projeto Bairro Integrado atua na prevenção primária da criminalidade, como destaca o coordenador de Polícia Comunitária (vinculado à Secretaria Adjunta de Integração Operacional da Sesp), tenente-coronel PM Fábio Luiz Bastos. “Buscamos aumentar a presença do Estado, por meio de várias atividades e serviços desenvolvidos e organizados pelas instituições de segurança pública e outros parceiros. Assim, promovemos a integração da comunidade com as forças de segurança, atuando diretamente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”.
O Projeto
Este ano devem ser realizadas mais quatro edições do Bairro Integrado. O cronograma ainda está sendo definido e também contemplará escolas de Cuiabá e Várzea Grande. O projeto teve início em junho de 2018, na Escola Estadual Mário de Castro, no bairro Pedra 90, Capital, e também passou pelas escolas Malik Didier, também no Pedra 90; Nadir de Oliveira, em Várzea Grande; e Leovegildo de Melo, no CPA 3, em Cuiabá.