segunda-feira, 25 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Secretários de Segurança debatem combate integrado à violência na Amazônia Legal

28/03/2019
in Mato Grosso

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, participa da Câmara Setorial de Segurança Pública, realizada durante o 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, de 28 a 29 de março, em Macapá (AP). Os debates foram divididos em dois painéis segmentados por temas em que os gestores deverão debater uma agenda em comum para o enfrentamento da violência na Amazônia.

No primeiro painel será feita uma avaliação da situação atual da segurança pública em cada Estado com a identificação de problemas e objetivos conjuntos para que sejam selecionadas ações prioritárias, de curto e médio prazo, e linhas diretivas para um Plano de Ação.

Já no segundo painel, foi definida uma agenda de trabalho inicial, a partir de três iniciativas: Uso de tecnologias na Segurança Pública – Troca de experiências e estratégias de compartilhamento e integração; Segurança Pública nas Faixas de Fronteira – Operações Integradas e Operações Conjuntas em Áreas Federais (reservas indígenas e florestais).

Os nove estados da Amazônia Legal – Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins – compreendem 61% do território brasileiro e os problemas no combate ao crime são comuns, de acordo com Bustamante.

“A questão da dificuldade de acessibilidade, falta de efetivo, ausência de recursos e falta de apoio da União nas áreas da sua competência, como a fronteira e combate ao tráfico de drogas, são problemas em comum. O que os nove estados estão buscando fazer é trabalhar em conjunto para tentar integrar as forças, otimizando os meios que tem e compartilhando ferramentas da área de segurança, especialmente tecnologia. Cada estado apresenta as suas dificuldades e boas práticas”, explicou o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso.

Bustamante disse ainda que Mato Grosso é referência na integração das forças de segurança, nas áreas de inteligência e tecnologia. “Temos boas ferramentas e elas estão sendo compartilhadas com os demais secretários”.

Ao término das discussões, será feito um resumo de tudo o que foi tratado para subsidiar as deliberações dos governadores no segundo dia do Fórum. Durante a atual edição, os gestores também farão uma avaliação das proposições feitas nos fóruns anteriores e uma análise dos objetivos que já foram alcançados.

Fórum de Governadores

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 com o objetivo de levantar propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região: Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.

São criadas Câmaras Setoriais para discutir os temas e, ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estados, a fim de que as reivindicações sejam evidenciadas à sociedade civil e Poderes constituídos. No 17º Fórum, as Câmaras Setoriais abordam os seguintes temas: Comunicação Pública, Segurança Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Consórcio Interestadual.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11521484

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.