quarta-feira, 20 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Programa Telessaúde de Mato Grosso recebe prêmio internacional na Suíça

09/04/2019
in Mato Grosso

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, esteve em Genebra, na Suíça, para receber o prêmio WSIS Prizes 2019, que condecorou a atuação do programa Telessaúde de Mato Grosso – única indicação brasileira na competição. O evento de premiação ocorreu nesta terça-feira (09.04) e premiou o trabalho de assessoramento virtual em saúde por meio da categoria “E-Health”.

Na ocasião, o secretário esteve acompanhado da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Myrian Serra, da superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), Elisabeth Furtado, da coordenadora geral e do coordenador de campo do Telessaúde MT, Maria Conceição Villa e Valdelírio Venites, e do técnico do programa, Fábio da Silva.

“O Telessaúde MT é um case de sucesso que tem a aprovação dos gestores municipais de Saúde por meio do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde). O reconhecimento do programa em âmbito mundial se deve graças ao êxito das parcerias institucionais entre a Secretaria de Estado de Saúde, a UFMT e o HUJM. O sucesso do projeto também está relacionado ao comprometimento do seleto time de Teleconsultoria que, com base nas melhores evidências, apoia os profissionais da Atenção Primária à Saúde de Mato Grosso e transmite segurança no manejo clínico ao ampliar a qualificação dos profissionais e o acesso à população”, destacou o gestor.

O World Summit on the Information Society (WSIS) Forum 2019 é organizado por diversas entidades, entre elas, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura); neste ano, o fórum foi realizado entre os dias 8 e 12 de abril. O evento reúne mais de três mil participantes de 150 países, representa o maior encontro anual da comunidade de Informação e Comunicação (TIC) e oportuniza o debate sobre tendências, evoluções e desafios dos tópicos digitais.

O secretário ainda enfatizou que o prêmio condecora a relevância das atividades realizadas pelo Telessaúde de Mato Grosso e considera o alcance do serviço prestado em apoio aos profissionais dos 141 municípios do Estado.

“Outro aspecto importante é a manutenção do financiamento pelo Governo Federal, que permite ampliar a oferta de serviços de Teleconsultoria e Telediagnóstico. A atual gestão já faz um planejamento para ampliar, ainda este ano, as ações que o Governo do Estado realiza na área da tele-medicina”, pontuou.

Por meio do Núcleo de Telessaúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) registrou, em 2018, um total de 549.250 atendimentos entre os serviços de Teleconsultorias, Eletrocardiogramas, exames de Tele-estomatologia, exames de Teledermatologia, módulos de Tele-educação e acessos ao Canal Tele Educa.

De acordo com a coordenadoria do Núcleo do Telessaúde, esses resultados evidenciam a contenção de 53% dos encaminhamentos de pacientes para consultas especializadas para a capital quando o médico da Atenção Básica solicita a teleconsultoria e o alcance de 93% de satisfação com as respostas da teleconsultoria.

imagem10-04-2019-01-04-16

O Telessaúde

O Núcleo Técnico-científico Telessaúde de Mato Grosso existe por meio de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O funcionamento do setor é realizado por meio do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) e o órgão estadual.

A instalação física do Núcleo é no HUJM, mais precisamente na Unidade e-Saúde e Gerência de Ensino e Pesquisa, sendo as suas atividades integradas à atuação do Núcleo da Rede Universitária de Telemedicina.

Desde o início, o núcleo ampliou significativamente o número de solicitações em teleconsultorias, implantou o telediagnóstico em eletrocardiograma, dermatologia e estomatologia, expandiu o número de municípios com adesão ao telediagnóstico, ampliou a equipe de teleconsultores, as atividades de tele-educação e manteve a parceria com a FAEN/UFMT por meio do Projeto de Extensão.

Atualmente, a equipe é composta de 58 profissionais entre médicos, enfermeiros, cirurgião-dentista, farmacêutico, nutricionista, técnico em tecnologia da informação, biólogo, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo – sendo todos profissionais da SES-MT ou da UFMT e HUJM.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11575588

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.