domingo, 17 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dia de campo sobre café clonal mostra boa produtividade em Rondolândia

10/04/2019
in Mato Grosso

A Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam nesta quinta-feira (11.04) o Dia de Campo sobre Café Clonal, no município de Rondolândia (1.100 km a Noroeste de Cuiabá), na área do produtor rural Genivaldo Rodrigues Ferreira. Durante o evento, os participantes irão conhecer uma área de 2,4 hectares com o plantio de café clonal e os resultados com a cultura, que pode chegar nesta safra a uma produção de 300 sacas, com uma produtividade média de 125 sacas por hectare. A expectativa dos organizadores é de recepcionar mais de 100 produtores rurais.

O técnico em agropecuária da Empaer, Tiago Lagares destaca que o Dia de Campo vai abordar informações sobre podas de formação e produção, manejo da adubação e irrigação, colheita e qualidade do café, crédito rural e outros. Os visitantes percorrerão as estações e vão conferir in loco o que é uma planta clonada de outra planta adulta que apresenta bom potencial genético, com produção mais rápida e de melhor qualidade do grão.

O produtor Genivaldo trabalha com a cultura do café na região desde ano de 1991, e conta que começou com o plantio do café comum na propriedade do seu pai, Jair da Costa Ferreira, em companhia de seus quatro irmãos. O cultivo era feito numa área de 18 hectares e a produtividade naquela época não chegava a 20 sacas por hectares. “Hoje a lavoura clonal é irrigada por aspersão, com uma turbina hidráulica que não utiliza energia elétrica. Esse sistema produz o ano todo”, enfatiza Ferreira.

imagem10-04-2019-22-04-15

O município possui uma área de 240 hectares de café

Conforme o produtor Genivaldo, a intenção é aumentar a área plantada e aprender mais sobre as técnicas de manejo para melhorar a lavoura e aumentar a produção. O grande desafio, segundo Ferreira é o preço que está baixo. Essa semana no município foi comercializada por R$ 260,00 a saca de 60 quilos. Tiago fala que desde 2015 atende a propriedade e tem repassado orientações sobre adubação, manejo da irrigação, controle de pragas e doenças e todo o manejo necessário para a boa condução da lavoura.

O município possui uma área de 240 hectares de café, com aproximadamente 115 produtores, com uma produtividade média entre 16 e 22 sacas por hectare. Para alavancar a cultura do café a secretaria municipal de agricultura está distribuindo mudas e incentivando o plantio com objetivo de estimular a geração de renda e emprego.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empaer, com apoio das prefeituras, está implantando em Mato Grosso a produção de café clonal, uma técnica desenvolvida pela Embrapa de Rondônia. A técnica consiste na reprodução da planta de café conservando todas as características produtivas, como resistência ou tolerância ao ataque de pragas e doenças, o que facilita a formação de lavouras homogêneas de alta produtividade.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11584973

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.