sábado, 16 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Técnicos da Saúde debatem enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya

12/04/2019
in Mato Grosso

O Plano Regional de Contingência da Dengue, Zika e Chikungunya foi debatido em uma oficina de capacitação, realizada entre os dias 09 e 12 de abril em Cuiabá. Participaram do encontro técnicos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), dos 16 Escritórios Regionais de Saúde, da atenção básica e primária, da Unidade de Regulação estadual, Laboratório Central do Estado (Lacen), além de profissionais da Vigilância de Cuiabá e de Várzea Grande.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Alessandra Moraes, destaca que o projeto faz parte do Plano de Trabalho Anual (PTA) de 2019/2020, elaborado pela SES-MT, e que tem como objetivo realinhar as ações conjuntas entre as unidades de saúde pública. “Para combater essas doenças não é possível agir de forma isolada; cada unidade precisa trabalhar de maneira articulada para evitar que esses vírus provoquem epidemias e aumentem o risco de morte entre a população.”

A partir da notificação de um caso, mesmo que suspeito, a Vigilância Epidemiológica emite alerta e desencadeia uma série de ações de bloqueio do vírus no ambiente onde o paciente reside. Sem a notificação, a doença passa a ser tratada de forma comum e sem a devida importância que requer.

“A Vigilância Epidemiológica tem os critérios técnicos estabelecidos para agir em cada situação, porém, a ausência da notificação omite o cenário real e isso mascara um possível surto epidemiológico”, concluiu Moraes.

Subnotificação e automedicação

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica da SES-MT, diversos municípios deixaram de notificar os casos suspeitos de Dengue, Zika e Chikungunya. No entanto, Mato Grosso é um estado endêmico, em que há a possibilidade de a população ser afetada de forma drástica caso não haja a notificação dos casos.

Outro problema enfrentado é a automedicação. “A automedicação por parte da população não passa pela notificação oficial e esse é um costume que coloca em risco a vida do paciente infectado pelo vírus. O profissional de saúde, especialmente o médico, precisa ter o olhar atento aos sintomas clínicos e acompanhar de perto a evolução do quadro de saúde do paciente – sem menosprezar a suspeita, não banalizando os casos e atribuindo a causa a uma virose simples”, alertou o gerente do Controle de Vetores e Zoonoses da SES-MT, Sandro Luiz Netto.

No ano de 2018, o uso do fumacê – recurso técnico usado em caso de dengue severa – ocorreu em Várzea Grande, em ação conjunta entre a SES-MT e a secretaria Municipal de Saúde do município.

Segundo os especialistas da Vigilância Epidemiológica da SES-MT, o uso do fumacê depende da notificação de casos, principalmente quando há registro de quadro grave e de óbito, além do registro da quantidade de imóveis que possuem o criadouro do mosquito transmissor das doenças. Esses critérios precisam ser observados pelos municípios e profissionais da saúde pública.

“O fumacê é uma forma de combate ao vírus do mosquito que deve ser usado de maneira complementar e o sinal de alerta para o seu uso é a notificação de casos, ou seja, quando o registro está acima da média histórica do município”, esclareceu Luiz Netto.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11596376

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.