domingo, 17 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Em 2016 Santos e Vasco foi assim

16/04/2019
in Santos FC

Odir Cunha, do Centro de Memória

O Santos já comemorou três títulos brasileiros após vitórias sobre o Vasco: em 1965, 1968 e 2004. Contra o mesmo time carioca o Alvinegro Praiano também conquistou o seu primeiro Torneio Rio-São Paulo, em 1959. Ainda se pode lembrar as vitórias santistas na inauguração de São Januário, em 1927, e no jogo do milésimo gol de Pelé, em 1969, todos vencidos pelo Santos. Mas agora vamos falar de Copa do Brasil, pela qual os times se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h15, na Vila Belmiro.

Até agora eles só duelaram pela Copa do Brasil em 2016, nas oitavas de final, e o Santos saiu invicto, com uma vitória por 3 a 1 na Vila Belmiro, em 24 de agosto, e um empate de 2 a 2 em São Januário, em 21 de setembro. O jogo na Vila foi um verdadeiro show santista, em que o placar poderia ter sido bem mais folgado.

O time pressionava, mas o gol não saía, até que aos 30 minutos Lucas Lima recebeu um escanteio cobrado curto por Gabriel e cruzou na cabeça de Renato, que, livre na pequena área, só teve o trabalho de cumprimentar para o gol de Martin Silva.

Seis minutos depois, Ricardo Oliveira pediu para cobrar falta pela meia esquerda do ataque e, com uma precisão admirável, jogou a bola no ângulo esquerdo do goleiro. O Santos continuou melhor, mas não marcou mais até o fim da primeira etapa.

No segundo tempo, após uma jogada em que a bola passou de pé para pé, envolvendo completamente os vascaínos, Lucas Lima bateu de fora de área, rasteiro, e a bola entrou no canto esquerdo do Vasco. Desenhou-se uma goleada, mas os gols santistas pararam por aí.

Uma vitória por 3 a 0 daria ao Santos a possibilidade de se classificar no Rio mesmo perdendo por dois gols de diferença. Porém, aos 50 minutos, Eder Luis aproveitou um rebote de Vanderlei e marcou o único gol vascaíno, dando alguma esperança à sua torcida.

Em São Januário, o Santos começou na frente, com Copete, mas o Vasco virou para 2 a 1. O jogo se tornou nervoso. Porém, aos 37 minutos, Rodrigo marcou contra ao tentar cortar um cruzamento e a partida terminou empatada em 2 a 2, classificando o Santos para as quartas.

Estatísticas favoráveis

Guilherme Guarche, do Centro de Memória

Como se viu no texto acima, Santos e Vasco já se enfrentaram pela Copa do Brasil em 2016, e o Santos obteve uma vitória e um empate, com cinco gols marcados e três sofridos.

Na Vila Belmiro, onde jogam nessa quarta-feira, a vantagem santista também é flagrante: em 44 partidas, foram 19 vitórias do Alvinegro Praiano, 13 empates e 12 derrotas, com 86 gols marcados e 63 sofridos.

Apenas no século XXI os times se enfrentaram 33 vezes, com 14 vitórias santistas, nove empates e dez derrotas, 51 gols a favor e 41 contra.

Em confrontos eliminatórios, os populares “mata-mata”, os dois times se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias do Santos e uma do Vasco.

No geral, as equipes fizeram 121 partidas, com 41 vitórias do Santos, 37 empates e 43 triunfos do Vasco; 193 gols santistas e 186 vascaínos.

Artilheiros santistas do confronto

1 – Pelé, 9 gols.
2 – Coutinho, 8 gols.
3 – Dorval e Toninho Guerreiro, 6 gols.

Primeira partida, vitória para presidente ver

Para inaugurar o estádio de São Januário, então o maior das Américas, o Vasco convidou o Santos Futebol Clube, a sensação do Campeonato Paulista de 1927, no qual alcançaria a marca inédita de 100 gols ao final da competição. Marcado para o Dia de Tiradentes, 21 de abril de 1927, uma quinta-feira, o espetáculo contou com a presença do presidente da república, Washington Luís, e de personalidades, como o aviador português Sarmento de Beires, realizador da travessia Lisboa-Rio.

O primeiro gol do estádio foi marcado por Evangelista, notável ponta-esquerda do Santos. O Alvinegro Praiano venceu por 5 a 3, com três gols de Evangelista, um de Araken e um de Omar. Para o Vasco marcaram Negrito, Galego e Pascoal. O árbitro foi Carlito Rocha.

O Santos, treinado por Urbano Caldeira, jogou com Tuffy, Bilu e David; Hugo, Julio e Alfredo; Omar, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista. O Vasco, orientado por Harry Welfare, formou com Nelson, Espanhol e Itália; Nesi, Claudionor e Badu; Pascoal, Torterolli, Galego, Russinho e Negrito.

Com a vitória, o Santos trouxe para a Vila Belmiro o precioso troféu “A Vitória”, atualmente exposto no Memorial das Conquistas, à esquerda da entrada principal.

Fonte: www.santosfc.com.br/em-2016-santos-e-vasco-foi-assim

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.