Reunir dados que ilustrem a realidade da agricultura familiar é o desafio de grande parte dos estados. Em Mato Grosso isso é diferente. O Estado é um dos poucos da federação que abriga uma plataforma digital com que apresenta informações da produção da agricultura familiar dos 141 municípios. Existente a quase dois anos no portal da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), a ferramenta está disponível no link https://agriculturafamiliarmt.firebaseapp.com. Lá estão expostas informações sobre regularização fundiária, crédito, assistência técnica e extensão rural, comercialização, dados sobre o município, dentre outros.
Inovadora em todo País, a plataforma reúne documentos pertinentes a temática da zona rural, de forma sistematizada, que servem para pesquisadores, estudantes de agronomia e veterinária, entre outros. Com a plataforma é possível visualizar informações gerais sobre a agricultura familiar estadual de forma integrada auxiliando gestores, profissionais e o público em geral na tomada de decisões sobre projetos, políticas e ações voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar mato-grossense.
O cidadão interessado em descobrir, por exemplo, qual a cultura predominante em Marcelândia, na plataforma ele descobre que o leite e a mandioca são os itens mais produzidos pela agricultura familiar no município, além de outras funcionalidades específicas do segmento.
A ferramenta, segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, apresenta funcionalidades que possibilitam visualizar dados georreferenciados, na forma de mapas, e a geração de relatórios analíticos, por meio da manipulação pelo usuário de diferentes camadas de informações de acordo com a necessidade e interesse de quem está pesquisando. “Este portal é fundamental para gestores públicos ou privados para o planejamento das ações referentes à agricultura familiar”, afirma Silvano Amaral.