quinta-feira, 14 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Uma vitória para esquecer

26/04/2019
in Santos FC

Por Gabriel Pierin, do Centro de Memória

O Santos estreia no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio nesse domingo, às 11 horas, na Arena do Grêmio. Lá o Santos conseguiu uma boa vitória pela Copa do Brasil de 2014, mas se há motivos para lembrá-la, também dá vontade de esquecê-la.

O triunfo, por 2 a 0, gols de David Braz e Robinho, dava ao Santos uma ampla vantagem para o jogo de volta. Porém, este nunca aconteceu.

O final do jogo na capital gaúcha ficou marcado por um episódio reprovável. O goleiro santista Aranha sofreu xingamentos racistas da torcida gremista, em cenas mostradas pela tevê. Por isso, o Grêmio foi eliminado da competição por injúria racial.

Era um jogo que tinha tudo para ficar na lembrança dos torcedores pela vitória dos jogadores santistas contra a pressão do time do Grêmio e das mais de 30 mil pessoas que compareceram à arena. Mas, naquela noite de quinta-feira, 28 de agosto de 2014, a alegria do esporte mais popular do mundo perdeu lugar para a intolerância e o preconceito.

Santos mantém bom saldo 

Por Guilherme Guarche, do Centro de Memória

Sete vitórias é a vantagem que o Santos tem sobre o Grêmio depois das 87 partidas que já fizeram: 67 pelo Campeonato Brasileiro, sete em amistosos, cinco pela Copa do Brasil, duas em Libertadores e seis em torneios diversos.

Desse total de 87 jogos, o Santos venceu 35, empatou 24 e perdeu 28, marcando 116 gols e sofrendo 95.
Exclusivamente pelo Campeonato Brasileiro foram 67 jogos, com 26 vitórias do Alvinegro Praiano, 21 empates e 20 derrotas; 84 gols a favor e 67 contra.

Pelé é o principal artilheiro santista desses confrontos, com 10 gols, seguido de Robinho, com quatro, e de Del Vecchio, Jair Rosa Pinto, Coutinho, Giovanni, Alessandro e Alberto, todos com três gols.

O Rei Pelé também é o jogador do Santos que mais atuou contra o Grêmio: 15 vezes. Edu Dracena, Léo e Gabriel jogaram 12 partidas; Arouca, Durval e Renato, 11, e Fábio Costa, 10.

A primeira partida entre ambos foi um amistoso no Estádio da Baixada, em Porto Alegre, jogado em 19 de maio de 1935. Nele, o Santos contou com a participação especial de Friedenreich, que marcou um dos gols santistas. O outro foi de Mário Seixas. Dirigido pelo técnico Bilu, o Santos jogou com Cyro, Neves e Iracino; Marteletti, Ferreira e Jango; Sacy, Friedenreich (Raul), Moran, Mário Seixas e Junqueira. O resultado foi 3 a 2 para o time do Sul.

Fonte: www.santosfc.com.br/uma-vitoria-para-esquecer

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.