domingo, 10 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

18º título paulista, com muita emoção!

02/05/2019
in Santos FC

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

Em um belo domingo, 2 de maio de 2010, o Santos conquistou seu 18º título estadual e iniciou uma nova geração de Meninos da Vila. Na grande final o time santista enfrentou o EC Santo André duas vezes, ambas no Pacaembu. Na primeira, venceu por 3 a 2, com dois gols de Wesley e um de André. Na segunda e decisiva, mesmo com dois gols de Neymar, em grande dia, o Alvinegro foi derrotado também por 3 a 2, mas ficou com o título por ter melhor campanha.

O técnico Dorival Junior escalou o time para o segundo jogo com Felipe, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Rodrigo Mancha, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Roberto Brum) e Robinho (André, depois Bruno Aguiar).

Os 36.360 espectadores presentes ao estádio paulistano viveram fortes emoções, pois o título esteve ao alcance das duas equipes. Em determinado momento, o jogo tomou ares de extrema tensão para o Santos, pois três de seus jogadores foram expulsos – Léo, Marquinhos e Roberto Brum –  contra apenas um – Nunes – do adversário.

Com as expulsões, Dorival Júnior, que já tinha substituído Neymar e Robinho, chamou o zagueiro Bruno Aguiar para entrar no lugar de Ganso. Nesse momento, por gestos que a tevê mostrou, o meia se recusou a sair e, com os dois indicadores voltados para o chão, deixou claro que ali era o seu lugar e ficaria em campo até o final. Assim, André saiu e Ganso ficou, tonando-se o único ponto de fuga do Santos para segurar a bola no ataque.

Com a extrema categoria de um verdadeiro camisa 10 – apesar de nesse dia usar a 17 – Ganso protagonizou lances de grande inteligência, protegendo a bola contra vários adversários ou cobrando o escanteio curtinho, para ninguém, apenas para ganhar tempo.

A camisa 10, na verdade, estava reservada para o craque Giovanni, que permaneceu no banco de suplentes. Paulo Henrique Ganso não tinha a 10 nas costas, mas lhe sobrava a maestria que todo atleta deveria ter para envergar essa sagrada camisa do Santos Futebol Clube.

A conquista corou uma excepcional campanha realizada pelo Santos. Com um futebol ofensivo e descontraído, em que os gols eram comemorados por dancinhas comandadas por Neymar, o time fez 72 gols em 23 partidas, com média superior a três gols por jogo. Neymar foi o artilheiro da equipe, com 14 gols, apenas dois a menos do que Ricardo Bueno, do Oeste, o artilheiro do campeonato.

Após o título, uma nova geração se consolidou no Peixe. Liderados por Neymar e Paulo Henrique Ganso, os novos Meninos da Vila cumpriram a expectativa e ganharam títulos importantes nos anos seguintes, entre eles a Copa Libertadores de 2011.

Messias entre os garotos

O ídolo Giovanni retornava ao Santos em 2010 para sua terceira passagem pelo clube. Mesmo com pouca participação nos jogos, o craque foi importante ao passar toda a sua experiência aos jogadores jovens nos momentos decisivos. Seu único gol marcado no campeonato ocorreu em 14 de fevereiro, no Pacaembu, diante do Rio Claro, quando o eterno camisa 10 assinalou o gol da vitória santista por 2 a 1.

Fonte: www.santosfc.com.br/18o-titulo-paulista-com-muita-emocao

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.