quarta-feira, 6 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mesmo com três desfalques, Santos vence a Alemanha, em Hamburgo. De virada.

06/05/2019
in Santos FC

Houve época em que o futebol era um esporte repleto de craques, dominado pela Seleção Brasileira, que por sua vez era dominada pelo Santos. Ou melhor, o Santos era a Seleção Brasileira, como veremos no texto a seguir.

Alemanha Ocidental 1 x 2 Santos-Brasil

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

Em um domingo, 5 de maio de 1963, quando duas potências do futebol mundial, Brasil e Alemanha Ocidental, se enfrentaram pela primeira vez, em Hamburgo, e o Santos teve participação essencial na histórica partida. Aymoré Moreira, técnico da Seleção, escalou nada menos do que oito titulares do Santos para enfrentar a poderosa equipe alemã, que seria vice-campeã mundial três anos depois, na Copa da Inglaterra.

Os santistas titulares naquele confronto de gigantes eram Gylmar, Lima, Zito e todo o ataque mágico: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Apenas os zagueiros Eduardo, do Corinthians, e Roberto Dias, do São Paulo, além do lateral-esquerdo Rildo, do Botafogo, eram de outros clubes.

A expectativa pela partida levou ao estádio Volkspark, em Hamburgo, um público de 72 mil pessoas, proporcionando arrecadação de aproximadamente 150 milhões de cruzeiros.

O técnico Sepp Herberger escalou a Alemanha Ocidental com Fahrian, Nowak, Schnellinger, Shulz e Wilden; Werner, Heiss e Schutz; Seeler, Konietzka (Strehl no intervalo) e Dorfel. O árbitro foi o suíço Gottfried Dienst.

Os alemães tiveram mais posse de bola, criaram mais chances e saíram na frente com um gol de pênalti de Werner, aos 44 minutos do primeiro tempo. Mas o Brasil voltou melhor na segunda etapa e o ataque santista resolveu a partida para a Seleção.

Aos 25 minutos, em rápido contra-ataque, Coutinho recebeu passe de Pelé na entrada da área, fez que ia devolver a bola e girou para chutar no canto esquerdo, empatando o jogo. Dois minutos depois, em outro ataque rápido, Pelé aproveitou passe de Mengálvio e acertou um belo chute no ângulo, definindo a vitória brasileira.

Histórico plenamente favorável

Já foram realizados 23 jogos entre Brasil e Alemanha, com ampla vantagem brasileira. São 13 vitórias contra cinco empates e cinco derrotas; 41 gols marcados e 31 sofridos.

Detalhe: A Alemanha deste texto é a Ocidental, que em 1990 se uniria à Alemanha Oriental, formamdo um único país, como antes da II Guerra Mundial.

Fonte: www.santosfc.com.br/mesmo-com-tres-desfalques-santos-vence-a-alemanha-em-hamburgo-de-virada

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.