O programa teve o prazo de inscrição ampliado, agora, com a adesão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), que formalizou apoio institucional ao Nexos. O ingresso do Governo Federal amplia o alcance das iniciativas e confere mais robustez ao programa. “O Ministério é responsável pela gestão de três dos cinco instrumentos fiscais de apoio à inovação priorizados no Nexos: Lei do Bem, Lei de Informática e Rota 2030. Essa chancela mostra que a proposta de valor do Nexos está alinhada com os objetivos estratégicos do Governo”, explica o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. “Para que possamos potencializar os resultados, optamos por estender o período de inscrição para as médias e grandes empresas interessados em participar”, afirma.
Para o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, o programa irá proporcionar melhor integração no ambiente de inovação. “Nós sabemos que, há pouco mais de uma década, praticamente todo o processo de inovação tecnológica acontecia dentro das grandes empresas. Hoje, estamos na era da inovação aberta e isso significa que ninguém mais é, sozinho, responsável pela inovação”, afirma. “Precisamos trabalhar todos juntos – governo, entidades públicas e privadas, pequenas e grandes empresas, academia, instituições de ciência e tecnologia, habitats de inovação – para a construção de um ecossistema verdadeiramente inovador e competitivo.” Para a superintendente da Anprotec, Sheila Pires, ter o MCTIC como parceiro institucional do Nexos agrega um valor muito grande ao programa, já que a chegada do Ministério mostra que o governo entende que o programa é relevante e pode contribuir de forma eficaz com a competitividade e a produtividade, transformando as empresas brasileiras em inovadoras e competitivas internacionalmente. “A chegada do MCTIC é muito benéfica, pois traz um peso institucional muito importante, mostrando que o programa está alinhado com a atual proposta do governo, aumentando ainda mais o respaldo para as empresas participantes, e intensificando a parceria entre a Anprotec, o Sebrae e o governo”, destacou Sheila. O programa já conta com mais de 50 ambientes de inovação para o suporte técnico e gerencial aos pequenos negócios inovadores, oferecendo infraestrutura operacional, além de mentorias e qualificação para o correto desenvolvimento das tecnologias que serão contempladas no âmbito do programa.Uma delas é a Biominas, localizada em Belo Horizonte, que trabalha na área de biotecnologia. “O Programa Nexos tem uma proposta de valor diferenciada e para a Biominas é muito bom participar desse movimento”, afirma Tatiana Maria Loiola Silva, da incubadora mineira. A intenção, segundo ela, é trabalhar na área voltada para as ciências da vida e com biodiesel. Já Filipe Pessoa, do Cesar – Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife, aceleradora qualificada para participar do Nexos, está confiante nos resultados que estão porvir. “Nossa competência tecnológica pode gerar diferenciais sustentáveis para as startups contempladas”.
NexosO objetivo do programa Nexos é contribuir para a inovação aberta e ampliação da competitividade empresarial dos pequenos negócios por meio do aperfeiçoamento de tecnologias emergentes, desenvolvimento de novos produtos, processos e modelos de negócios. Além disso, a proposta é também fomentar o uso de recursos fiscais de apoio à inovação a partir da aproximação entre as startups inovadoras e médias e grandes empresas, além de fortalecer o papel dos ambientes de inovação no processo de preparação e capacitação dos pequenos negócios. “Um dos principais diferenciais do Nexos é assessorar as empresas em como enquadrar seus investimentos nos instrumentos fiscais”, explica Krishna Faria, analista do Sebrae.
Os investimentos nas startups pelas médias e grandes empresas serão realizados em escala variável de R$ 100 mil até R$ 250 mil por projeto dedicado de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), já inclusas as taxas administrativas e impostos de qualquer natureza. Os valores podem sofrer alterações mediante solicitação e justificativa da empresa patrocinadora. Mais informações em sebrae.com.br/nexos
Assessoria de Imprensa Sebrae Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754