domingo, 3 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Protocolo de atendimento para as crianças vítimas de abuso é apresentado na Setasc

07/05/2019
in Mato Grosso

O protocolo que busca padronizar e normatizar o atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência sexual foi apresentado à secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), Rosamaria de Carvalho, e ao secretário adjunto de Assistência Social, Aguinaldo Garrido, na manhã desta terça-feira (7). A cartilha, que é uma iniciativa da Rede Protege – Articulação Intersetorial da Infância e Juventude, será lançada oficialmente na quarta-feira (8), em Várzea Grande. 

A secretária da Setasc ressaltou a qualidade do trabalho desenvolvido pelas Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Várzea Grande, pela Delegacia Especializada da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso (DEDMCI) e demais parceiros. Ele pontuou a luta da Setasc, com aval da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, na construção de políticas públicas que protejam crianças e adolescentes.

O secretário adjunto acrescentou que a Setasc é parceiro da Rede para fomentar a proteção da criança e o do adolescente. “Podemos apresentar a Rede e explicar o objetivo da iniciativa nos encontros que realizamos”, ponderou Garrido.

A psicóloga Jaqueline Fernandes, que atua na Delegacia da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande e participou da elaboração do Protocolo destacou a importância do relacionamento com o Governo do Estado para ampliar o leque de acesso a informação. “A princípio estamos no processo de padronizar o atendimento de Várzea Grande, mas temos a intenção de expandir para outros municípios”.

Rede Protege

A Rede Protege foi criada em abril de 2018 com uma proposta de ações coordenadas e estratégicas de intervenção e orientação intersetorial no fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e Adolescente no município de Várzea Grande.

O trabalho é realizado com a participação de todas as instituições que integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) da criança e do adolescente no município e se destaca como uma prática social intersetorial, bem como instrumento de efetivação de políticas públicas.

Além de potencializar o conhecimento dos profissionais em relação à rede que fazem parte, às atribuições institucionais às situações de ameaça e violação de direitos, identificando lacunas e conflitos de competência no desenvolvimento do trabalho.

Violência Sexual

De acordo com a Delegacia Regional de Várzea Grande, em 2018, foram atendidas 121 crianças e adolescentes, com idades entre 02 e 14 anos na época dos fatos, com suspeita de violência sexual. Do total, 90 crianças confirmaram o abuso sexual, em relatos à psicóloga da instituição.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11722214

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.