quarta-feira, 6 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Maior campeão paulista profissional

08/05/2019
in Santos FC

Por Gabriel Santana e Odir Cunha, do Centro de Memória

Dois belos e surpreendentes gols contra o Audax deram ao Santos o título paulista de 2016, tornando o Alvinegro Praiano o time com mais títulos paulistas na era profissional do futebol: o primeiro gol ocorreu dia primeiro de maio, em Osasco, quando o novato Ronaldo Mendes acertou um chute perfeito de fora da área para empatar a partida que caminhava para o final. E o segundo e decisivo no domingo seguinte, oito de maio, quando Ricardo Oliveira partiu decidido para o ataque e colocou a bola entre as pernas de Bruno antes de jogá-la também entre as pernas do goleiro Cidão, no único gol do jogo.

O time campeão, escalado pelo técnico Dorival Junior, formou com Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima (depois Paulinho) e Vitor Bueno (Ronaldo Mendes); Gabriel e Ricardo Oliveira (Joel).

A vitória, com o gol solitário de Ricardo Oliveira, foi assistida por um público de 16.018 espectadores, com renda de R$ 934.920,00.  A arbitragem, de Raphael Klaus, errou ao marcar impedimento em um gol legal de Joel, quando o Santos já vencia por 1 a 0.

Com a conquista, o Alvinegro alcançou seu quarto bicampeonato no estadual. Os anteriores foram: 1955-1956, 1964-1965 e 2006-2007. Além dos bicampeonatos, o Santos tem três tricampeonatos: 1960-1961-1962, 1967-1968-1969 e 2010-2011-2012.

O título representou também a manutenção da soberania santista em dois quesitos: maior campeão paulista da era profissional do futebol (desde 1933, e maior campeão paulista da era Federação Paulista de Futebol (desde 1941).

Todos os 22 títulos paulistas do Santos foram conquistados na era profissional. Desde que a Federação Paulista de Futebol foi fundada e começou a organizar as competições, são 21 títulos do Alvinegro (depois o Corinthians também alcançou a marca de 22 títulos na era profissional e empatou com o Santos).

Campanha irresistível

Para ser campeão paulista em 2016 o Peixe disputou 19 partidas, com 11 vitórias, sete empates e uma derrota, marcando 34 e sofrendo 17 gols. Os artilheiros santistas no certame foram: Gabriel e Ricardo Oliveira (7 gols); Joel e Vitor Bueno (3); Lucas Lima, Gustavo Henrique, Ronaldo Mendes e Paulinho (2) e, com um gol cada um, Vitor Ferraz, Rafael Longuine, Zeca e Léo Citadini. O Santos ainda foi favorecido com os gols-contra de Bruno Costa e Fabrício Lusa.

Curiosidade: Pela primeira vez em sua história o Santos disputou uma partida profissional em Osasco, pois a emergente equipe do Grêmio Osasco Audax mandava seus jogos no estádio José Liberatti, naquela cidade.

Fonte: www.santosfc.com.br/maior-campeao-paulista-profissional

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.