sábado, 2 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

População da região Sudoeste debate diagnóstico do Plano de Bacias do Alto Paraguai

09/05/2019
in Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) convidam a população da região Sudoeste do Estado para participar das Oficinas e Reuniões Públicas para apresentação do Diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos das UPGs P2 e P3, nas cidades de Cáceres, Tangará da Serra e Diamantino em Mato Grosso.

Esta é a primeira etapa de desenvolvimento do plano e nesta fase a população irá conhecer os dados e informações reunidos pela equipe de especialistas, e poderá dar as contribuições para aproximar o diagnóstico da realidade local.

“É muito importante a participação da população neste momento, porque é ela quem sabe o que está de fato acontecendo na bacia e pode nos dar um retrato da realidade local”, reforça a coordenadora de ordenamento hídrico da Sema, Lilian Apoitia. Após esta etapa, será feito um prognóstico com definição dos melhores e piores cenários e por último o estabelecimento de um plano de ação com as diretrizes a serem seguidas.

Após ouvir as contribuições dos moradores da região, o objetivo é elaborar um plano que se torne um instrumento de gestão para a conservação dos recursos hídricos da localidade, da biodiversidade e da sociobiodiversidade. Dessa forma, o plano será estruturado com base em medidas plausíveis para que sejam definidas as atividades que requerem o uso da água.

O objetivo central do projeto é criar condições para uma efetiva gestão que acarretará em melhoria na qualidade e na disponibilidade da água para os moradores da região, contando com a participação do “Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba” e do “Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal”.

 

Projeto Piloto

Este será o primeiro plano integrado de Bacia Hidrográfica de Mato Grosso e as regiões definidas para o trabalho foram determinadas em função de uma série de fatores como os conflitos pelo uso da água que vem ocorrendo atualmente na área, devido à escassez causada principalmente pelo uso inadequado do solo e da própria água. Além disso, a região abriga as cabeiras do Pantanal e já vem se dedicando a projetos como o Cultivando Água Boa e O Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.

A região também adota o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), um programa criado pela Agência Nacional das Águas (ANA), que prevê a bonificação aos usuários que se proponham de forma voluntária a adotar práticas de manejos conservacionistas em suas terras com vistas à conservação do solo e da água (princípio provedor-recebedor).

Para elaboração do plano, Sema e a UFMT assinaram um termo de colaboração, por meio da Fundação Uniselva. O contrato firmado entre os dois órgãos prevê um investimento no valor de R$1,3 milhão divididos em três parcelas. Os recursos são provenientes do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) da Agência Nacional das Águas.

O Plano para as Unidades de Planejamento e Gerenciamento do Alto Paraguai Superior e do Alto Paraguai Médio é um projeto piloto que servirá de modelo para outras regiões. Os municípios abrangidos pelas duas unidades são: Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Porto Estrela, Cáceres, Lambari D´Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Denise, Diamantino, Alto Paraguai, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Rosário Oeste, Mirassol D´Oeste, Nossa Senhora do Livramento e Nortelândia.

 

Serviço

Cáceres-MT

Local: Auditório Edivaldo dos Reis – UNEMAT

Av. Santos Dumont, SN – Cidade Universitária.

Reunião Pública: 13/05/2019 (segunda-feira 18:00 às 22:00)

Oficina: 14/05/2019 (terça-feira 08:00 às 12:00)

 

Tangará da Serra – MT

Local: Auditório – IFMT Campus Tangará da Serra

R. Vinte e Oito A, 980-N – Vila Horizonte

Reunião Pública: 15/05/2019 (quarta-feira 18:00 às 22:00)

Oficina: 16/05/2019 (quinta-feira 08:00 às 12:00)

 

Diamantino – MT

Local: Auditório – IFMT Campus Diamantino

Rodovia Roberto Campos, S/N- Bairro Novo Diamantino

Reunião Pública: 17/05/2019 (sexta-feira 18:00 às 22:00)

Oficina: 18/05/2019 (sábado 08:00 às 12:00)

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11736458

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.