Amigos Palestrinos, bom dia.
Passaram-se quatro rodadas do brasileirão e ainda não fechamos um contrato de transmissão com a TV aberta, isso já deixou dois jogos do nosso amado verdão sem exposição na TV. Mas isso impediu que nossa marca, ou a de nossos patrocinadores ficassem a revelia?
No filme, Dennis Quaid, após resgatar o filho de uma catástrofe climática, descobre que a humanidade, apesar das adversidades e de milhares de perdas, não foi destruída e que aquele momento é um recomeço para todos.
Nesta queda de braço entre emissora e clube, ambos saem perdendo, isso é claro, o clube perde, pois sem ter essa fonte de renda precisará vender jogadores, algumas ótimas promessas da base inclusive, e com uma forte alavancagem financeira, precisará sem sombra de dúvidas manter sua receita nos índices atuais.
A emissora também perde, pois além das desistências provocadas pela perda de assinantes do Pay-per-view, não transmitirá, pelo menos nesse início de campeonato, o time que se mostra mais preparado para o título, imaginem chegar próximo ao final do ano e ela não conseguir transmitir os jogos do time campeão, seria algo desastroso não mostrar o jogo do título.
A torcida também perde, pois deixa de acompanhar pela TV os jogos, e isso acaba irritando alguns torcedores, confesso que não a mim, pois ouvir no rádio me transporta aos saudosos anos 70, 80 e com certeza foram essas décadas que me fizeram ter o sangue verde.
O Futebol brasileiro perde, ou vocês acham que não vira motivo de chacota para países desenvolvidos a ideia que no Brasil não se passa um jogo do último campeão nacional na TV e que em caso de vitória do Verdão, a TV não mostrou sua campanha vitoriosa nem o jogo em que o time levantou sua 12ª taça.
E quem irá ganhar?
Bem, isso iremos ver no desfecho da negociação, mas posso dizer que o Verdão já tem conseguido algumas vitórias, ou destacar apenas duas que acho as principais.
Primeiro: conseguiu unir-se ainda mais com sua torcida, ahhhh nossa torcida, motivo de orgulho, nunca abandona o clube diante de uma batalha, e essa, com toda certeza, nos entrincheiramos para mostrar que não nos curvamos e que preferimos a luta a nos esconder, isso desde 1914.
Segundo: Está dando uma bela lição do que é ter moral ao confrontar a imoralidade da distribuição de valores da TV no Brasil. Observem o Campeonato Inglês, onde as cotas são melhores distribuídas, como tem se fortalecido nos últimos anos.
A TNT e o grupo Tunner, com certeza estão muito felizes com o Verdão e sua audiência desprezada pela toda poderosa.
Mas, retornando a pergunta inicial, minha opinião é: NÃO, nossa marca e nossos patrocinadores estão sendo expostos sim, e o melhor, estão aparecendo pelo motivo certo, o que nos deixa ainda mais animado com o final dessa história. Ótima semana a todos.
Leandro Santile