sexta-feira, 29 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Com apoio do governo, evento traz reflexões sobre o movimento negro depois da Abolição « Acre

14/05/2019
in Acre

No dia 13 de maio de 1888, foi assinada no Brasil a Lei de Abolição da Escravatura. Mas a data não é comemorada, devido ao processo histórico em que o Brasil não realizou medidas compensatórias aos escravizados, sem ações pós-assinatura, resultando em consequências de três séculos de escravidão.

Marcos Vicentti 1

O evento contou com atendimentos de saúde, apresentações artísticas de hip hop, poesia, capoeira, batuque, samba e microfone aberto para os participantes (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

Porém, o simbolismo da data resultou numa tarde de reflexões realizada nesta segunda-feira, 13, na praça do Mercado Velho. O evento chamado “131 Anos de Abolição Sem Reparação” foi organizado por entidades que compõe o Movimento Negro no Acre e contou com o apoio do governo do Estado, por meio do Departamento de Direitos Humanos, e a prefeitura de Rio Branco.

Com iniciativa do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o Conselho Estadual e o Fórum Permanente de Educação Ética Racial, além de diversas outras entidades não governamentais, o evento contou com atendimentos de saúde, apresentações artísticas de hip hop, poesia, capoeira, batuque, samba e microfone aberto para os participantes.

“Esse é um ato de resistência, tendo em vista que essa data não é comemorativa, mas de reinvindicação da população negra. O fim da escravatura foi numa condição sub-humana, sem educação e condições mínimas para seguir a vida com cidadania. E essa reinvindicação que fazemos é despertar a sociedade, levantar esse debate, buscando a promoção da igualdade racial”, conta Igor Gama, presidente do Conselho Municipal.

Marcos Vicentti 3 (1)

Participantes fizeram pedidos pela valorização da educação e da igualdade racial (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

O evento contou também com estudantes e professores do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Ufac), além do Núcleo de mesmo nome do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Keila Batista, da Ufac, destaca: “O Observatório da Discriminação Racial trabalha com a discussão do ensino ético-racial nas escolas, fazendo seminários, palestras, cursos para os professores, com análises e propostas. E hoje estamos resinificando esse treze de maio”.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/com-apoio-do-governo-evento-traz-reflexoes-sobre-o-movimento-negro-depois-da-abolicao

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.