terça-feira, 5 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

O 19º título paulista foi assim…

15/05/2019
in Santos FC

Por Gabriel Santana e Odir Cunha, do Centro de Memória

Aquele lado do campo estava envolto em fumaça e por um momento os jogadores pareceram aturdidos. Zé Eduardo, o Zé Love, segurou a bola e passou para Neymar assim que este percebeu o buraco e se deslocou para a esquerda. Com a bola, Neymar caminhou para cima de Chicão, que foi recuando, recuando… Então, o atacante santista conseguiu dar um chute seco, rápido, colocando a bola entre as pernas do adversário. Surpreso, o goleiro Júlio César tentou agarrar, mas a bola escorreu pelas suas mãos e entrou mansamente junto à trave esquerda. Este gol definiu o título paulista de 2011, na Vila Belmiro. O dia era um domingo, 15 de maio.

O Santos já terminara o primeiro tempo com uma vantagem de 1 a 0, obtida com uma ótima presença de Arouca – em grande fase e cogitado para a Seleção Brasileira –, que percebeu a chance e correu para a área pequena a tempo de aproveitar o chute-centro de Zé Eduardo. O gol de Neymar, no fim do jogo, deu a muitos a impressão de que o título estava ganho.

Como já se passavam 38 minutos do segundo tempo, os locutores Luciano do Valle, da TV Bandeirantes, e Cléber Machado, da Globo, disseram que aquele gol de Neymar definia mais um título paulista do Santos, o décimo-nono da vitoriosa história Alvinegra. Mas ainda havia jogo. Dois minutos depois o adversário diminuiu com um cruzamento de Morais que passou por todo mundo, até pelo desatento goleiro Rafael. Mas não havia tempo para impedir a justiça absoluta, entretanto.

Com um amplo domínio do jogo e chances claríssimas de gol desperdiçadas – por Neymar, Alan Patrick, Zé Eduardo –, além de uma bola na trave chutada por Arouca, o Santos até que merecia ter vencido por uma diferença maior. Mas os 2 a 1 foram suficientes para definir o melhor time do campeonato.

Após ficar em quarto lugar na fase de classificação, o Santos foi cirúrgico na fase decisiva. Sofreu apenas um gol nas quatro partidas eliminatórias, e venceu três delas. Ao todo, fez 23 partidas no campeonato, obtendo 14 vitórias, seis empates e três derrotas, marcando 45 e sofrendo 21 gols.

O time campeão, escalado por Muricy Ramalho, jogou com Rafael, Jonathan (depois Pará), Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Adriano, Arouca, Elano e Alan Patrick (Rodrigo Possebon); Neymar e Zé Eduardo. O árbitro foi Luiz Flávio de Oliveira, com boa atuação, e o público alcançou 14.332 espectadores.

Estatísticas

Com 11 gols marcados, Elano foi o artilheiro do Campeonato Paulista, empatado com Liedson, do Corinthians. Após 15 anos, o Peixe voltava a ter o artilheiro máximo do Estadual.

Os demais atletas que marcaram para o time santista foram: Maikon Leite e Zé Eduardo, sete gols; Keirrison, seis; Neymar, quatro; Paulo Henrique Ganso, dois, e Rodrigo Possebon, Felipe Anderson, Léo Bastos, Edu Dracena, Jonathan, Tiago Alves, Alan Patrick e Arouca, um gol.
O goleiro Rafael e o volante Adriano foram os atletas que mais atuaram pelo Santos na competição, com 20 jogos cada.

Fonte: www.santosfc.com.br/o-19o-titulo-paulista-foi-assim

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.