terça-feira, 5 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

A conquista do primeiro Rio-São Paulo

17/05/2019
in Santos FC

[bloqueador2]

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória

Em 17 de maio de 1959, um domingo, o Santos conquistava pela primeira vez o título do Torneio Rio-São Paulo, ao vencer o Vasco por 3 a 0 no estádio do Pacaembu. O destaque da partida foi um garoto de apenas 15 anos, Coutinho, autor de dois gols.

O primeiro tempo terminou sem gols, mas Coutinho, inspirado, não deu sossego para a zaga vascaína. Ele abriria o marcador logo aos quatro minutos da segunda etapa, com uma cabeçada fulminante.

Dez minutos depois, Pelé penetrou livre e colocou no canto direito do goleiro Barbosa, fazendo 2 a 0. Coutinho marcou o terceiro aos 42 minutos. Um público de 21 mil pessoas assistiu à partida, arbitrada por Frederico Lopes.

O Torneio Rio-São Paulo de 1959 foi disputado em turno único. Santos e Vasco, coincidentemente, chegaram à última rodada concorrendo diretamente pelo título. O time carioca tinha um ponto ganho a mais e seria campeão com um empate, o que motivou ainda mais os santistas.

Além dos gols marcados, o Santos desperdiçou mais uma meia dúzia de oportunidades, a maior parte delas nos pés de Coutinho. O centroavante terminaria o torneio com sete gols, apenas dois a menos do que Henrique, do Flamengo, o artilheiro da competição.

Times
Para esta primeira decisão interestadual de sua história, o Santos foi escalado pelo técnico Lula com Laércio, Ramiro, Getúlio e Mourão; Álvaro e Zito (depois Fiote); Dorval, Jair da Rosa Pinto , Coutinho, Pelé e Pepe. O Vasco, do técnico Gradim, jogou com Barbosa, Dário, Viana e Coronel; Laerte e Russo; Sabará, Robson, Zé Henrique (Cabrita), Rubens e Peniche (Osvaldo).

Campanha
Para ser campeão o Alvinegro Praiano jogou nove partidas, com seis vitórias, um empate e duas derrotas. Marcou 24 e sofreu 16 gols, com os seguintes artilheiros: Coutinho (7), Pelé (6), Pagão (4), Pepe (3), Jair Rosa Pinto (2), Dorval e Zito (1).

Títulos
O Alvinegro conquistava pela primeira vez o torneio que era uma disputa entre paulistas e cariocas, no qual estreou no ano de 1933 e disputou a última vez em 2002. Ao todo o Peixe além do título de 1959, já conquistou mais quatro vezes o torneio, nos anos de 1963, 1964, 1966 e em 1997.

Retrospecto
Desde o longínquo ano de 1933, quando jogou a primeira partida no Torneio Rio-São Paulo, o Peixe fez 191 partidas pela competição, com 85 vitórias, 38 empates e 68 derrotas, marcando 401 e sofrendo 342 gols.

Fonte: www.santosfc.com.br/a-conquista-do-primeiro-rio-sao-paulo

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.