sábado, 30 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Reunião entre instituições parceiras alinha ações para ampliar alcance do aplicativo Botão da Vida « Acre

17/05/2019
in Acre

[bloqueador2]

Representantes do governo do Estado, gabinete da primeira-dama, Tribunal de Justiça do Acre e instituições parceiras, realizaram reunião de trabalho, nesta quinta-feira, 16, para definir os critérios de ajuste do Termo de Cooperação para o Enfrentamento e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres do Programa Patrulha Maria da Penha (PMP) e Botão da Vida. Entre os itens da pauta foram discutidas situações pontuais para melhorar o fluxo ao serviço e ampliar o alcance do aplicativo, criado como ferramenta de apoio e combate à violência contra mulheres que estão em medida protetiva.

Atualmente, 740 mulheres estão nesta condição em Rio Branco. Lançado em fevereiro, o Botão da Vida é inédito no país. Ao acionar o aplicativo, as mulheres vítimas de violência, que estão sob medida protetiva, disparam um pedido de ajuda emergencial que será atendida pelo Ciosp. Esse chamado desencadeia uma série de ações, desde a imediata até o posterior acompanhamento com visitas domiciliares semanais que levam assistência social e psicológica às famílias. Pelo aplicativo, as usuárias podem acessar o registro dessas visitas feitas pelas equipes da Patrulha Maria da Penha.

Reunião de alinhamento de instituições parceiras definiu ajustes para o pleno funcionamento do aplicativo Botão da Vida (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O desembargador presidente do Tribunal de Justiça, Francisco Djalma, destaca a iniciativa da primeira-dama, Ana Paula Cameli, de sugerir a criação do aplicativo e reforça que o propósito une a todos no combate à violência doméstica. Ana Paula Cameli diz que o objetivo é colocar o Botão da Vida em funcionamento efetivamente. “Agradeço aos parceiros e colaboradores e me coloco à disposição, não só como primeira-dama, mas como mulher e mãe, para atender a todos da melhor forma possível”.

Para a desembargadora Eva Evangelista, coordenadora estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, o Tribunal de Justiça está fazendo o que é possível para melhorar o fluxo de atendimento do aplicativo, para que ele se torne uma ferramenta ainda mais efetiva no combate a este tipo de crime. “Nosso estado saiu à frente. Parabenizo a iniciativa do governo, da primeira-dama. Só acredito em trabalho com coesão como este que nós estamos fazendo aqui e queremos levar para Cruzeiro do Sul, onde os índices também são muito altos”.

Isnailda Gondim, coordenadora estadual de Políticas Públicas para Mulheres do Instituto de Assistência e Inclusão Social, informou que Alagoas, Bahia e Mato Grosso do Sul manifestaram a intenção de replicar o Botão da Vida. “O aplicativo está contido na Patrulha Maria da Penha e outros estados ainda não tinham pensando em usar esta tecnologia nessa ação protetiva. O Acre está desenvolvendo esta rede de acompanhamento e proteção inédita e pela qual estamos trabalhando para que seja eficaz no combate à violência”.

O Termo de Cooperação Técnica, que irá nortear as ações de cooperação mútua de enfrentamento e prevenção à violência doméstica e familiar – Patrulha Maria da Penha, será assinado pelos órgãos parceiros na área de formação, qualificação de serviços de atendimento, apoio e orientação de ocorrências policiais envolvendo mulheres para prevenir, monitorar e reprimir atos de violência doméstica e familiar.

São eles: Estado do Acre, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres; Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da Polícia Civil; Polícia Militar; Tribunal de Justiça; Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict); Ministério Público do Estado; Defensoria Pública. A relação dos titulares e suplentes que irão compor o Comitê de Governança do PMP serão nomeados pelo governador Gladson Cameli e publicada no Diário Oficial do Estado após sanção da Lei 10.000/2019, que estabelece as diretrizes de atuação da Patrulha Maria da Penha no Acre.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/reuniao-entre-instituicoes-parceiras-alinha-acoes-para-ampliar-alcance-do-aplicativo-botao-da-vida

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.