[bloqueador2]
Na manhã desta sexta-feira (17), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, se reuniu com o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, e com o vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Soares da Silva para discutir a expansão da RNP em Mato Grosso. A reunião ocorreu durante o ‘Workshop de Tecnologias de Redes do POP-MT’, na UFMT.
De acordo com o secretário, o encontro foi bastante oportuno, pois estabeleceu o alinhamento de informações estratégicas entre as instituições. “A falta de uma comunicação eficiente no Estado dificulta uma infinidade de ações que atinge não somente a educação e a pesquisa, mas também áreas essenciais para a população, como a saúde e a segurança. Por isso é extremamente relevante discutir de que forma podemos contribuir para superar as dificuldades existentes”, afirmou.
Segundo ele, o projeto de expansão da RNP também envolve a ação de interiorização de fibra óptica para a rede acadêmica do Estado. “Pretendemos criar um grupo de trabalho com a participação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), além de outros órgãos estaduais que estejam envolvidos na ação e entidades públicas e privadas, com o objetivo de ampliar essa discussão, pois é de interesse de todos que esse projeto tenha sucesso”.
O diretor-geral da RNP apoiou a iniciativa do secretário e disse acreditar muito nessa união de forças. “Já fizemos isso em outros estados e obtivemos êxito. Temos certeza que a nova gestão estadual estabelecerá parcerias importantes para avançar nessa questão, que é primordial para o desenvolvimento do estado. O importante é dar o primeiro passo para que o processo dê continuidade e gere benefícios para toda a população”, assegurou ele.
Ele explicou que estados como Ceará, Pará, Rio Grande do Norte e Pernambuco estão entre os que apresentaram resultados expressivos após a realização de parcerias. “Estamos ampliando nossa participação em todos os estados, entretanto, cada ente federado possui uma realidade, por isso é importante mapear a atual estrutura e as demandas existentes”, concluiu.
Também participaram da reunião a diretora do Instituto de Computação da UFMT, Cláudia Martins, o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi, a superintendente de Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lecticia Figueiredo, o gerente do Programa de Rádio Digital da Polícia Rodoviária Federal, Wagner Machado, o coordenador administrativo do POP – Ponto de Presença da RNP em MT, e o representante da Rede Metropolitano da RNP, Nielsen Simões.
[/bloqueador2]