sexta-feira, 19 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Ocorrências de mortes violentas no Maranhão reduzem no primeiro trimestre – Maranhão

18/05/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem18-05-2019-11-05-59

imagem18-05-2019-11-05-02

Polícia Civil do Maranhão trabalha para reduzir mortes violentas (Foto: Divulgação)

Prevenir e combater os casos de mortes violentas é o maior desafio da Segurança Pública para contenção da criminalidade e redução da violência em geral. Diminuir estes casos significa frear crimes como assaltos e tráfico de drogas. Estratégias executadas pela Polícia Civil na investigação, identificação e posterior prisão de suspeitos vêm resultando em queda significativa destas ocorrências.

No primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior, reduziram em 22% os casos de Crimes Letais Violentos Intencionais (CVLIs) no Maranhão. Neste conjunto estão incluídos os homicídios, os latrocínios (roubos seguidos de morte) e as lesões corporais seguidas de morte. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).

O relatório traz números da Grande Ilha, que engloba as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e São Luís; e mais 19 regionais de municípios do interior do Estado, apontando a queda dos registros em regionais que apresentavam dados alarmantes de violência. “É um trabalho conjunto, permanente, planejado e exitoso, com fins a promover a paz e garantir que o cidadão de bem possa ir e vir com segurança”, avalia o delegado geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz.

No Maranhão, totalizaram 449 casos de CVLIs, no primeiro trimestre de 2018. O mesmo período deste ano apontou redução para 350 casos. No que se refere aos homicídios, de 421 registros em 2018 caíram para 323 este ano, representando 23% menos casos deste crime.

Na Grande São Luís, o levantamento aponta diminuição em 13% nas ocorrências de CVLIs. Os homicídios apresentaram queda ainda mais significativa na regional: 22% menos casos no comparativo 2018 com 2019. Já no interior do Estado, a redução dos CVLIs foi de 24,4% e dos homicídios, de 23,6% no período.

O delegado geral Leonardo Diniz aponta as reduções como resultado de um esforço conjunto dos setores da Segurança Pública e operações direcionadas para combate aos crimes mais desafiadores. “As polícias têm atuado conjuntamente, apoiadas pela gestão da Segurança. O foco é o controle dos crimes violentos como os homicídios, que influem na redução dos roubos e do tráfico de drogas”, pontua.

Entre as regionais, um dos dados expressivos se refere à Presidente Dutra, que apontou queda em 43% dos CVLIs. Desde de 2015, um trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar tiraram o município do ranking das mais violentas do país. Fiscalização de eventos, fechamento de mais de 20 ‘bocas-de-fumo’ com prisão de homicidas e pistoleiros, desarticulação de mais de seis organizações criminosas de roubo de carga e totalidade da elucidação dos casos de violência doméstica somaran para reduzir a criminalidade na região.

“Foi uma série de medidas colocadas em prática que levaram à redução da violência na regional. Graças a muito trabalho, ações de controle e integração das forças de segurança. Foram estratégias de ação importantes para alcançarmos esse resultado e, agora, poder colher esses frutos, levando mais tranquilidade à população”, destacou o delegado titular da regional, Jânio César Ferro Vilela. As ações contribuíram para redução também dos crimes contra o patrimônio na Regional de Presidente Dutra.

Na Regional de Imperatriz, a queda no número de mortes violentas foi de 32%, segundo o relatório da SSP. “A redução, no meu ponto de vista, se dá na intensificação das ações repressivas por parte da Polícia Civil, no que se refere às investigações e prisões pontuais de homicidas. Estes, reiteram essa prática em outros tipos de crimes como tráfico e roubo. Dessa forma, reduzimos e controlamos um conjunto de ocorrências, gerando mais segurança”, enfatizou o titular da regional, delegado Ederson Martins Pereira.

O delegado reforça operação em curso que, em dois meses de trabalho, cumpriu quase 40 mandados de prisão, sendo vários por crimes contra a vida. “Ressalto ainda a importância do empenho e parceria da Polícia Militar nas ações ostensivas e preventivas”, reitera o titular da Regional de Imperatriz.

Em Chapadinha, o trabalho da Polícia Civil resultou na diminuição em 74% das ocorrências de homicídios, lesão corporal e latrocínio. “Esse resultado é fruto de um trabalho em conjunto das polícias Civil e Militar. Nosso foco é a prisão de autores de crimes cometidos com violência e grave ameaça, pois quase sempre esses autores tendem a cometer estes crimes de maneira habitual. Com essa estratégia, conseguimos bons resultados na contenção do crime”, pontua o titular da regional, Jaqueson Ferreira.

Outra redução significativa, a Regional de Timon pontou 58% menos casos de CVLIs, no comparativo do primeiro trimestre de 2018 com o de 2019. O delegado titular Humaitan Silva de Oliveira, aponta “o trabalho ostensivo da Polícia Civil na região como fator decisivo para queda e controle da criminalidade”.

Entre as iniciativas, o delegado Humaitan Oliveira destaca a inauguração do Centro da Juventude dos Cocais, entregue ano passado; criação do Grupo de Pronto Emprego, que intensificou o cumprimento dos mandados de prisões; promoção de barreiras e rondas em pontos estratégicos; execução de operações específicas como Malhas da Lei e Saturação. A ação conjunta das polícias de Timon e o sistema de segurança pública do Piauí também somam às ações.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/seguranca/ocorrencias-de-mortes-violentas-no-maranhao-reduzem-no-primeiro-trimestre

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.