[bloqueador2]
Ação de saúde na praça Deodoro (Foto: Julyane Galvão)
No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, neste sábado (18), atendimento à população com ações em saúde e de resgate de dependentes químicos, na Praça Deodoro, no bairro Centro, em São Luís. A atividade é realizada em parceria com o 1º Distrito Policial de São Luís.
Equipes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual) levaram serviços de saúde à população usuária de álcool e outras drogas. “Esta é uma ação também para população em situação de rua. Estamos convidando para que venham até o nosso estande, onde avaliamos e oferecemos tratamento para dependência química ou de álcool”, disse o diretor do Caps AD Estadual, Marcelo Costa.
A ação ofereceu aferição de pressão arterial e de glicemia, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites), exames laboratoriais, consultas, prevenção da tuberculose, entre outras. Esta foi a sétima iniciativa do Governo do Maranhão de resgate de dependentes químicos e atendimento à população. A ação teve o apoio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS).
Ana Lúcia Costa procurou ajuda das equipes de saúde (Foto: Julyane Galvão)
Por mais de duas décadas, Ana Lúcia Ribeiro Serra mora nas ruas de São Luís. Neste sábado, na companhia do marido, procurou ajuda e atendimento das equipes da Saúde e Assistência Social. “Procurei ajuda para largar o vício, e trouxe meu marido também. Já estou ficando velha. Preciso ajudar meus filhos, ajudar nossa família”, disse enquanto recebia atendimento na ação.
Anteriormente, Flávio da Silva Mendes, de 29 anos, morava na cidade maranhense de Pindaré-Mirim. Recentemente, por dois meses, tem vivido nas ruas da capital. Na ação, aceitou a oferta de tratamento para alcoolismo. “Eu fui abordado pela equipe do Marcelo. Estou feliz e espero que dê certo. Foi Deus que colocou ele para conversar com a gente hoje e oferecer ajuda. Quero voltar para minha casa, para minha família”, contou emocionado.
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a população participou de roda de conversa sobre saúde mental e rede pública estadual de atenção à saúde mental.
O titular do 1º Distrito Policial de São Luís, o delegado Joviano Furtado, ressaltou os resultados da ação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Cuidando dessa população, retirando eles das ruas e propondo uma nova chance, nós cuidamos das pessoas e, consequentemente, reduzimos os índices de violência”, destacou.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]