sábado, 20 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Programa realiza palestras com temática de combate ao abuso e à exploração sexual – Maranhão

18/05/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem18-05-2019-07-05-01

imagem18-05-2019-07-05-04

Programa Mais Infância, Mais Turismo (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) foi convidada a falar sobre o Programa Mais Infância, Mais Turismo durante roda de conversa realizada na Biblioteca Pública Benedito Leite, nesta sexta-feira (17).

O Programa Mais Infância, Mais Turismo, apenas nos primeiros meses de 2019, já alertou mais de 2.000 crianças e adolescentes entre 5 a 18 anos com palestras sobre turismo sustentável e combate à exploração sexual infantil.

Com base no projeto de âmbito federal Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur), adequou-se a nível estadual o Mais Infância, Mais Turismo, a fim de combater o abuso e a exploração sexual com foco nos 53 municípios que constituem os 10 polos turísticos do Maranhão.

O secretario de Estado de Turismo, Catulé Junior, disse que esse enfrentamento envolve ações diárias e contínuas. “Essa é uma das principais bandeiras do turismo responsável levantadas pelo Governo do Estado. Essa iniciativa é resultado de um conjunto de investimentos e estratégias estaduais para combater diversos tipos de violência”, ressaltou o secretário de Turismo.

Prevenir educando

Segundo o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil, ações preventivas contra a violência sexual precisam ser asseguradas, possibilitando que as crianças e adolescentes sejam educados para o fortalecimento da sua autodefesa. Neste aspecto, a educação formal, nas escolas públicas ou particulares, ou não formal, nos projetos e programas sociais, têm papel preponderante.

A diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento, defendeu a função social das bibliotecas em relação à importância do tema. “Uma biblioteca pública tem várias funções sociais de promoção, de desenvolvimento e de cidadania. Desenvolvemos várias ações durante o ano todo, e nessa roda de conversa tivemos a certeza que não podemos fugir dessa temática tão necessária e informar nossas crianças e jovens para que a gente possa enfrentar essa realidade tão cruel que pode os atingir”, declarou.

As facilitadoras da Superintendência de Qualificação da Setur, Wanda Bittencourt e Amanda Sousa estiveram na biblioteca para conversar sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e falaram sobre a importância da informação e do conhecimento.

imagem18-05-2019-07-05-07

Equipe do Programa Mais Infância Mais Turismo participra de Roda de Conversa (Foto: Divulgação)

“O conhecimento é nossa principal engrenagem. Ele faz girar todas as peças necessárias para fazer avançar os debates sobre o combate a violência infantil. Uma sociedade bem informada é mais forte. Acreditamos que um dos caminhos para promover a mobilização da sociedade e a transformação real na vida das pessoas seja por meio da informação”, ressaltou Wanda Bittencourt.

“É muito importante ver que cada vez mais nós discutimos ações para enfrentar esse grave problema. Nossas crianças e adolescentes precisam de cuidados e nós precisamos ficar atentos para evitar a violência”, observou Amanda Sousa.

Nesta sexta-feira (17), a Superintendência de Turismo Lençóis e Delta realizou cinco palestras do Programa Nacional Mais Infância, Mais Turismo, na escola particular Anjos Aguiar, no município de Barreirinhas. Sendo sensibilizadas mais 158 crianças e adolescentes através do programa, totalizando 974 nestes cinco primeiros meses do ano.

A superintendente do Polo Lençóis e Delta, Andréa Sanches fala que a informação sobre o dia 18 de maio, dia Nacional de enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é disseminar o conhecimento tanto para as crianças, quanto para os adolescentes, sobre os seus direitos, mostrar como podem ficar protegidos e a quem recorrer nestes casos. E, ao mesmo tempo, através da atividade turística, a proteção ao meio ambiente, por meio da sustentabilidade nas escolas.

18 de maio 

A data é lembrada por um crime bárbaro acontecido no dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, estuprada e assassinada no Espírito Santo.

Em 18 de maio de 1.998, cerca de 80 entidades públicas e privadas de todo o país se reuniram para o 1º Encontro Brasileiro do ECPAT (organização voltada ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes) e tiveram a ideia de criar nesta data o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

A partir desta data a sociedade civil, em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/programa-realiza-palestras-com-tematica-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.