[bloqueador2]
Foto-Julyane Galvao
Equipes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) dialogaram sobre “18 de maio – Dia de Luta Antimanicomial e vivências em saúde mental”, nesta quarta-feira (22), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão. O evento é uma realização da Câmara Técnica de Terapia Ocupacional em Saúde Mental do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão.
Representando a Secretaria Adjunta de Política de Atenção Primária e Vigilância e Saúde da SES, Rafaela Duailibe, destacou a evolução no tratamento das pessoas com transtorno mental e o trabalho de prevenção e assistência às pessoas com problemas de saúde mental na atenção primária. “Vamos discutir aqui essas questões para garantir um bom atendimento em saúde mental à população”, destacou.
Segundo a debatedora da primeira roda, a terapeuta ocupacional Isabelle Moraes Araújo, diretora da Residência Terapêutica José Raimundo Brandão da rede estadual de Atenção à Saúde Mental, o diálogo sobre cuidado e tratamento, é o foco da Luta Antimanicomial. “A roda é o momento de diálogo com outras instituições, para gerar a interdisciplinaridade necessária na saúde mental”.
Presente ao evento, a promotora de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça especializada na defesa da saúde, Glória Mafra, ressaltou a importância do fortalecimento da atenção básica na prevenção e assistência em saúde. “Precisamos hoje pensar na saúde de modo preventivo”, frisou.
O evento contou com a participação de representantes das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Municipal de Saúde (Semus); Conselho Regional de Psicologia; além de profissionais e estudantes de diversas áreas.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]