segunda-feira, 4 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

E o Santos pisa na Europa

23/05/2019
in Santos FC

[bloqueador2]

Por Odir Cunha, do Centro de Memória

Lá se vão 60 anos.

Sábado, 23 de maio de 1959. As 50 mil pessoas que lotaram o estádio Levsky Sofia, em Sofia, Bulgária, foram as primeiras a ver o Santos em ação na Europa. O adversário era Seleção B da Bulgária, mas os torcedores queriam mesmo era apreciar o Santos e o extraordinário Pelé, que um ano antes tinha sido o astro da Copa do Mundo da Suécia.

Machucado, o volante Zito, outro santista titular na Copa, não figurou no time que enfrentou os búlgaros, mas lá estava Pepe, o ponta-esquerda reserva na Suécia. Mesmo ainda se adaptando ao novo ambiente, o Alvinegro não fez feio, empatando em 3 a 3 com os anfitriões – dois gols de Pelé e um de Pepe, cobrando pênalti.

Nessa partida histórica, que marcou o início da longa epopeia alvinegra pelo velho continente, aventura que se repetiria por 15 anos a fio, o técnico Lula escalou o time com Laércio, Pavão e Mourão; Getúlio, Álvaro e Fioti; Dorval, Afonsinho (depois Pagão), Coutinho (Alfredinho), Pelé e Pepe.

Dois dias depois o Santos enfrentou a Seleção A da Bulgária, no mesmo estádio e diante do mesmo número de torcedores, e venceu por 2 a 0, gols de Pelé e Pagão. Mais um dia e já estaria em Liège, na Bélgica, vencendo o Standard Liège por 1 a 0, gol de Pepe; e no dia seguinte jogaria em Bruxelas e superaria o Anderlecht por 4 a 2, com dois gols de Pelé, um de Coutinho e um de Pepe.

Hoje parece incrível que uma equipe de futebol pudesse manter um alto nível de rendimento suportando tantos jogos seguidos, mas aquele Santos conseguia. Vejamos que maratona alucinante:

17 de maio – Vence o Vasco por 3 a 0, no Pacaembu, e se torna campeão do Torneio Rio-São Paulo.
19 de maio – Faz um amistoso com o Santa Cruz, em Recife, e goleia por 5 a 1.
23 de maio – Empata de 3 a 3 com a Seleção B da Bulgária, em Sofia.
25 de maio – Vence por 2 a 0 a Seleção A da Bulgária, em Sofia.
26 de maio – Vence por 1 a 0 o Standard Liège, em Liège, Bélgica.
27 de maio – Vence o Anderlecht, em Bruxelas, Bélgica, por 4 a 2.

Em resumo, seis jogos em 10 dias, em dois continentes – separados por uma longa viagem sobre o Atlântico – e três países diferentes, com o saldo de cinco vitórias e um empate, 18 gols marcados e 6 sofridos.

A excursão de 1959, além de ser a primeira, foi uma das mais vitoriosas que o Santos fez à Europa. Equipe tradicionais, como Barcelona e Internazionale, foram goleadas impiedosamente, em resultados que começaram a espalhar pelo mundo a mística do time dos negros mágicos vestidos de branco. Falaremos mais sobre esses jogos quando retratarmos a conquista do Troféu Teresa Herrera, obtido na mesma excursão.

Fonte: www.santosfc.com.br/e-o-santos-pisa-na-europa

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.