[bloqueador2]
O público marcou presença no “Espaço de Negócios”, feira multisetorial de exposição e comercialização de produtos produzidos no Maranhão. O evento foi realizado de 20 a 24 de maio, pela primeira vez na Agrobalsas 2019. A iniciativa foi do Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), com o intuito de destacar a diversidade e a qualidade dos produtos maranhenses.
A feira de exposição, comercialização e degustação dos produtos reuniu de 68 micros e pequenas indústrias maranhenses integrantes dos programas Maranhão Mais Produtivo, que atualmente, conta com 315 empresas cadastradas e do Selo Produzido no Maranhão, ambos coordenados pela Seinc. Algumas dessas empresas, devido as ações dos respectivos programas, conseguiram crescer de 30% a 50% no mercado local.
A feira fez o maior sucesso entre os empresários e público viabilizando pela primeira vez, a apresentação da maioria das empresas a uma das principais cidades do estado e região. Segundo a Seinc, estima-se que durante esses cinco dias de evento, mais de 20 mil pessoas passaram pelo espaço, o equivalente a aproximadamente 16% do total de visitantes da Agrobalsas no ano de 2018.
Rômulo Mendes, proprietário da Pronutre, empresa que, além da capital, atende quase toda a região da Baixada, conta como vê a iniciativa. “Mais uma vez a equipe da Seinc está de parabéns. É a primeira vez que o produto chega em Balsas e está tendo uma aceitação excelente”.
Para Joeder de Oliveira, diretor da Gessosul é uma oportunidade ímpar fazer parte do Maranhão Mais Produtivo e do Selo Produzido no Maranhão. “É uma satisfação muito grande fazer parte desses programas que o Governo do Estado está promovendo para que tenhamos mais incentivo, fazendo com que o Maranhão cresça, gere emprego e renda, e que tenhamos, também, nosso retorno”.
A proposta do “Espaço de Negócios” foi de despertar no consumidor a importância da valorização e do consumo da diversidade e qualidade dos produtos locais, gerando um conjunto de fatores que levam ao desenvolvimento estadual, com o fomento da economia e do empreendedorismo maranhense e a geração de emprego e renda local.
O secretário da Seinc, Simplício Araújo, explica que a proposta é fazer com que as pessoas conheçam o que é fabricado no Maranhão, incentivando o consumo de produtos fabricados no estado. “O evento mostrou mais uma vez, que temos produtos com qualidade para atender a demanda de todo o mercado maranhense”, ressaltou.
O espaço contou com produtos dos segmentos de alimentos, higiene e limpeza, construção civil, bebidas e saúde e bem-estar. O proprietário da empresa Pimentas Nippon, Jorge Takamori, aproveitou a oportunidade para lançar um produto novo e vendeu quase todo o estoque trazido para o espaço. “O lançamento do produto superou as minhas expectativas. Inclusive, vou levar o resultado do evento para o mercado”, destacou.
Valorização do público
Movimentando a Agrobalsas, o Espaço de Negócios despertou a curiosidade e a valorização dos produtos maranhenses pelo público.
“Eu estou achando muito bom todo esse espaço, com essa quantidade de produtos. Eu frequento a Agrobalsas há 03 anos e nunca vi tanta diversidade de estandes. Acho essa diversidade de produtos, já que temos um comércio muito forte aqui”, disse a advogada Ana Claudia Castanho.
O empresário Fagner Figueiredo, morando há um ano em Balsas, detalha o que observou no Espaço de Negócios. “Observei a valorização do produto interno. Produtos feitos com amor, que eu desconhecia a qualidade”, revela.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]