sexta-feira, 19 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Olimpíada Maranhense de Foguetes do IEMA impulsiona educação e gera inclusão – Maranhão

25/05/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem26-05-2019-02-05-44

imagem26-05-2019-02-05-46

Equipe do IEMA prepara foguete para lançamento (Foto: Riccardo Otávio)

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e a Prefeitura Municipal de Santa Rita realizaram a primeira Olimpíada Maranhense de Foguetes (Omafog), em Santa Rita, nos dias 16 e 17 de maio. A depender dos números, a educação do Maranhão deu um salto estratosférico pois o evento reuniu mais de 300 equipes e superou a casa dos 900 lançamentos de foguetes.

Ao falar sobre esses números, o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, lembrou que o Instituto é uma instituição, criada pelo governador Flávio Dino há quatro anos e, que tem contribuído para a participação dos estudantes em olimpíadas científicas no Maranhão.

O magnífico pontuou que a Omafog ajuda a aguçar a vocação científica, estimula o aprendizado e contribui, também, para que os participantes revelem seus talentos. “Um evento gigantesco, de proporções incalculáveis e que marca um salto na educação do Maranhão, porque, bem mais que lançar foguetes, estamos despertando em crianças e jovens a autonomia, o espírito de equipe e solidariedade”, afirma Almada.

Dividida em níveis, Omafog incluiu alunos da educação infantil, do fundamental e do médio. De acordo com os organizadores, além das escolas de Santa Rita, alunos de instituições de ensino de 17 municípios maranhenses marcaram presença. Mais de duas mil pessoas participaram da olimpíada.

No primeiro dia, as provas (Nível IV) reuniram os alunos do ensino médio (1º, 2º e 3º) na fazenda Itograss, localizada cerca de seis quilômetros da sede do município. Nesse tipo de prova, os foguetes são de garrafa pet. A reação provocada pela combinação de bicarbonato de sódio e vinagre garante a propulsão do foguete.

Da unidade plena do IEMA de Axixá, 12 equipes participaram. Outras unidades do Instituto presentes participaram com quatro equipes, a UP São Luís com três, e as UPs São José de Ribamar, Itaqui Bacanga, Coroatá e Brejo com uma equipe.

A equipe da UP Axixá composta pelos alunos Lourivan Gomes Alves, Anderson José Livramento Lima e Matheus de Jesus Protázio ficou em primeiro lugar ao lançar um foguete a 177 metros de distância.

Teve participação de destaque a equipe do Colégio Nossa Senhora de Fátima (Consef), do município de Chapadinha, que ficou em quarto lugar, com um lançamento de 142 metros. Também se destacou a equipe do Instituto Federal do Maranhão – unidade do município de Rosário -, que ficou em quinto lugar. O foguete do IFMA/Rosário alcançou 120 metros de distância.

O segundo dia das Olímpiadas reuniu as equipes inscritas no Nível A (educação infantil), Nível 1 (1°, 2º e 3° do ensino fundamental), Nível 2 (4º e 5º do ensino fundamental) e Nível 3 (6º ao 9º). Trinta e uma equipes da educação infantil se inscreveram, dentre elas a Escola Sossego da Mamãe, que conquistou o terceiro e o segundo lugar no lançamento de foguetes.

O primeiro lugar, com um lançamento que chegou a 10,2 metros de distância, ficou com a equipe 31, do Jardim de Infância Santa Rita, composta por Ana Rafaela Moraes Ribeiro, Luís Miguel Rosa Oliveira, José Fernando Dias Ribeiro, Ícaro Hugo dos Santos Licar, Isadora Brito Lopes e Pedro Henrique. Uma das características desse tipo de prova é que os foguetes são de canudo e o lançamento é por meio do sopro.

Maria José, 31 anos, moradora de Veneza, comunidade rural de Santa Rita, é mãe do Pedro Lucas, 7 anos, aluno da Escola Raul Ferreira, que participou do lançamento. “É um incentivo para a criança, para a sua aprendizagem, dessa forma vão ganhando confiança e se destacando”, disse a mãe.

Pouco antes da premiação, o secretário municipal de Educação de Santa Rita, Paulo Márcio, agradeceu ao IEMA pela parceria e prometeu mais investimentos em educação. “O reitor do IEMA, o professor Jhonatan Almada, tem sido ouvinte assíduo da Secretaria de Educação do município. Agradeço por essa parceria”, disse.

Educação Especial

imagem26-05-2019-02-05-48

Elinete Sousa da Silva, mãe da Maria Cecília, o secretário Paulo Márcio, e o reitor Jhonatan Almada (Foto: Riccardo Otávio)

Durante o ato da premiação da Olimpíada Maranhense de Foguetes (Omafog) a estudante Maria Cecília da Silva Fernandes, 9 anos, recebeu menção honrosa. Cadeirante, Cecília, que estuda na Escola Muniz Saldanha, foi bastante aplaudida pelo público, que elogiou sua participação.

“A participação dela é importante porque contribui para a sua inclusão. Participando em eventos assim, ela se sente capaz e compreende que não é porque é cadeirante que vai ficar limitada e deixar de participa das coisas”, comenta Elinete Sousa da Silva, mãe de Maria Cecília, morador na comunidade Outeiro dos Pires, no município de Santa Rita.

Coordenadora da Educação Especial e Inclusiva do município de Santa Rita, Carla Adriana Sousa Salazar, salientou que a educação especial deve ser vista como uma política de inclusão. “Trouxemos alguns desses alunos para a Omafog porque o nosso trabalho é de inclusão, e nosso objetivo para o próximo ano é incluir um número bem maior”, revelou Adriana.

Weslei Cauã da Silva Bayma, 5 anos, que estuda no Jardim de Infância Tia Naná, também foi homenageado. Cauã é surdo e por isso tem educação especial. Giselli Vieira, supervisora do Jardim de Infância Tia Naná, e Adriana Garcia, professora na unidade escolar, ressaltam que a participação do menino na Omafog pode contribuir para a socialização, inclusão e bem-estar do garoto. “É uma conquista pra ele”, disse Antônia Maria, diretora do Jardim de Infância Tia Naná.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/educacao/olimpiada-maranhense-de-foguetes-do-iema-impulsiona-educacao-e-gera-inclusao

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.