domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Pintado é libertado de rede próximo à Orla do Porto

26/05/2019
in Mato Grosso

[bloqueador2]

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) retiraram uma rede de armadilha do rio Cuiabá, na região do Porto, em frente à Orla. A operação foi realizada na terça-feira (21) e um peixe da espécie pintado foi encontrado na rede e solto em seguida.

Os fiscais identificaram que os infratores aproveitam o comportamento dos peixes na busca por alimentos para instalar armadilhas no leito do rio e aprisiona-los.

“A Coordenadoria de fiscalização de fauna, vem realizando ações, principalmente preventivas em todas as bacias e rios do estado de Mato Grosso visando coibir a pesca predatória, com ações fluviais e ações terrestres”, destaca o Coordenador de fiscalização de fauna Jean Holz

A fiscalização acontece para garantir qualidade de vida a população, tendo em vista o processo de desenvolvimento humano que está diretamente ligado a vida do rio, de onde é extraído o sustento de muitas famílias.

A Coordenadoria de fiscalização de fauna da Sema coordena, planeja e executa as normas aplicáveis as atividades pesqueiras e faunísticas com ações ambientais de pesca e de fauna, elabora planos ambientais para fiscalização terrestre, aéreas e fluviais em toda extensão de Mato Grosso.

Jean ainda ressalta: “Quando as equipes se deparam com alguém praticando a pesca irregular, em desacordo com as normas vigentes, são tomadas todas as providências legais, administrativas e penais, como apreensão de veículos e apetrechos proibidos, aplicação de multa e encaminhamento a delegacia conforme o caso”

Regras para pesca

Embora esteja fora do período de defeso da piracema, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009. Ela estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Denúncias

A pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema (www.sema.mt.gov.br), por meio de formulário; ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11838682

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.