sexta-feira, 5 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre entra na última semana da etapa de vacinação contra febre aftosa « Acre

29/05/2019
in Acre

[bloqueador2]

Desde o início de maio, o governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), iniciou mais uma etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. O prazo encerra dia 31 de maio.

O Acre possui cerca de 3,3 milhões de cabeças de gado, um patrimônio pecuário avaliado em R$ 4 bilhões. O setor é o terceiro que mais movimenta economicamente o PIB do estado, com cerca de R$ 1 bilhão anualmente. Ainda assim, esta etapa de vacinação é exclusiva para animais de até 24 meses de acordo com o cadastro do Idaf.

Marcos Vicentti 5 (2)

Cerca de 60% do gado desta etapa já foi vacinado (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

Hoje, segundo o Instituto, até agora foram vacinados cerca de 60% do rebanho envolvido nesta etapa. Entretanto, o presidente do Idaf, Rogério Vasconcelos lembra que os produtores rurais têm até o dia 15 de junho para fazer a declaração do gado vacinado.

O Acre é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde Animal como zona livre de aftosa há quase 14 anos em virtude dos resultados exitosos de suas políticas de defesa e inspeção animal.

Por isso, o estado foi escolhido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como um dos primeiros a receber a certificação de zona livre sem precisar mais de vacinação. A etapa de vacinação que será realizada durante todo o mês de maio será a penúltima, com apenas mais uma marcada para este ano.

“O governo do Estado está totalmente empenhado para que esta seja a penúltima etapa de vacinação. A partir do ano de 2020 as atividades de fiscalização do IDAF serão ainda mais intensificadas, de forma que a sanidade de todo rebanho seja garantida. Por esse motivo, pedimos ainda mais atenção dos produtos nesses últimos dias de vacinação, e que não se esqueçam de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial”, conta Vasconcelos.

O Idaf reforça ainda que a venda da vacina contra a febre aftosa será permitida somente até o dia 31 de maio. Após esse prazo, haverá auto de infração e a vacina deverá ser assistida por um funcionário do Instituto.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/acre-entra-na-ultima-semana-da-etapa-de-vacinacao-contra-febre-aftosa

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.