terça-feira, 22 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Projeto dá oportunidade de trabalho a 60 mulheres da penitenciária feminina

29/05/2019
in Mato Grosso

[bloqueador2]

Luiza, 23 anos, vê em um canteiro que futuramente estará coberto de flores, a chance de um futuro mais promissor longe das grades e dos dissabores que viveu desde que foi presa. O corpo franzino não esconde a vontade de mudar, de ter uma vida com mais alegrias do que tristezas. Para ela, trabalhar no projeto RefloreSer é poder mostrar à família que está longe a oportunidade de vê-la de outra maneira. “Quero outra vida para mim, quero fazer melhor e vou conseguir”, disse a reeducanda, que junto a outras 59 mulheres custodiadas na penitenciária feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, trabalhará no projeto de cultivo e comercialização de flores tropicais, dentro da unidade prisional, inaugurado nesta quarta-feira (29.05).

O RefloreSer é uma iniciativa de diversos parceiros do Sistema de Justiça, entre eles o Governo do Estado, Poder Judiciário, OAB-MT, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação Nova Chance, Associação Cultural Cena Onze e Conselho de Comunidade da Vara de Execução Penal de Cuiabá.

F.R.S, 21 anos, na penitenciária há pouco mais de três anos, entende que as flores não vão só embelezar a penitenciária, mas também vão fazer reflorescer a esperança nela e nas colegas que farão o curso. “Estamos muito felizes com o projeto. Em nós já brota uma esperança de que somos capazes de mudar e de sermos bem vistas pela sociedade”.

imagem30-05-2019-02-05-50
Imagem: Ednilson Aguiar

“É uma oportunidade de mudança que a união de vários parceiros está trazendo para a penitenciária feminina, dando oportunidade para que elas possam enxergar um novo rumo em suas vidas, auxiliando no resgate pessoal de cada um”, reforça o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores.

O projeto recebeu R$ 120 mil reais, sendo R$ 100 mil provenientes de multas pecuniárias destinadas pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, e outros 20 mil da OAB.

Presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Carlos Alberto Cunha, destaca a importância do trabalho no processo de ressocialização. “Toda condição de trabalho contribui para melhorar a convivência diária e ensinar algo a quem está no ambiente prisional”.

Plantio e cultivo

Os canteiros ocupam uma área de 800 metros na unidade prisional e serão cultivadas flores nos canteiros e em vasos, além de mudas. O projeto técnico e a capacitação serão ofertados pelo Departamento de Agronomia da UFMT, passos que começam a partir de agora.

imagem30-05-2019-02-05-55

O professor Rafael Campagnol, especialista em cultivo protegido e responsável pela parte técnica do projeto, explica que os espécimes cultivados são aqueles que se adaptam e são resistentes ao clima local, como helicônia, bastão do imperador, antúrio, que levam de oito a nove meses para produzir. “Vamos trabalhar também com as plantas de vasos como mini girassol, amor perfeito, petúnia e margaridas”.

A diretora da penitenciária, Maria Giselma Ferreira explica que a renda obtida na comercialização será dividida em duas partes: metade para pagar o trabalho das reeducandas e a outra destinada à manutenção da atividade, como compra de sementes e adubos.

Para a presidente do Conselho de Comunidade da Vara de Execução Penal de Cuiabá (Concep), Silvia Tomáz, o projeto contribui no resgate da dignidade de pessoas presas.

imagem30-05-2019-02-05-57

Participaram da inauguração do projeto servidores da penitenciária, os juízes Geraldo Fidélis Neto, Bruno Marques e Jorge Tadeu Rodrigues; promotora Josane Fátima Guariente; coordenador do Grupo de Monitoramento do Sistema Penitenciário do TJ-MT, desembargador Orlando Perri presidente da Fundação Nova Chance, Dinalva Oriede; presidente do Concep, Silvia Tomaz; secretário-geral da OAB-MT, Flávio Ferreira.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11872695

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.