quarta-feira, 17 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Hospitais apresentam experiências exitosas da Estratégia para a Melhoria da Higiene das Mãos – Maranhão

18/06/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem19-06-2019-00-06-18

imagem19-06-2019-00-06-20

Evento segue até esta quarta-feira, 19. (Foto: Márcio Sampaio).

Experiências exitosas na implantação da Estratégia Multimodal para a Melhoria da Higiene das Mãos foram apresentadas nesta terça-feira (18), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por hospitais da rede privada e pública integrantes do programa nacional. O evento termina nesta quarta-feira (19).

A estratégia multimodal de melhoria da higienização das mãos em serviços de saúde do país visa diminuir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). O projeto é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com coordenação estadual da Vigilância Sanitária da SES.

“O projeto está sendo executado junto a unidades públicas e privadas da rede hospitalar do estado para estimular dentro das unidades hospitalares estratégias para higienização de mãos, visando a segurança do atendimento, do paciente e maior controle das infecções hospitalares. Isso garante mais qualidade no serviço e menos complicações e agravos decorrentes da própria assistência”, explicou o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz.

O projeto teve início com a adesão de 21 hospitais com UTI, dos quais 14 seguem de forma ativa na estratégia. “A higiene das mãos é a principal medida eficaz para prevenção das infecções relacionadas à assistência em saúde. Ainda há falhas nesse processo de higienização e uma baixa adesão pelos profissionais, isso implica da infecção e resistência microbiana”, comentou Rosélia de Jesus Santos, coordenadora do Núcleo Estadual de Prevenção e Controle de IRAS.

imagem19-06-2019-00-06-23

Rosélia de Jesus, coordenadora do Núcleo Estadual de Prevenção e Controle de IRAS (Foto: Márcio Sampaio).

Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, Josiedna Pinheiro apresentará nesta sexta-feira a experiência da unidade com a implantação da estratégia na UTI, com 12 leitos. Além no aumento do consumo de álcool-gel, observou-se a redução no uso de antibióticos de amplo espectro.

“Tivemos capacitações incríveis, apesar dos impasses que surgiram. No final do processo, tivemos um resultado bastante satisfatório. Expandimos o projeto para as universidades da cidade e vamos participar de um projeto do município para higienização das mãos. Nossa adesão pelos profissionais aumentou muito”, contou.

A estratégia envolve cinco componentes: mudança de sistema, envolvendo a disponibilização da preparação alcoólica no ponto de assistência e acesso à água corrente; capacitação dos profissionais; observação das práticas de higiene das mãos e retorno de indicadores de adesão à equipe; fixação de lembretes e cartazes no local de trabalho e estabelecimento de um clima institucional seguro, com obtenção do apoio expresso de gestores e líderes.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/acoes-do-governo/hospitais-apresentam-experiencias-exitosas-da-estrategia-para-a-melhoria-da-higiene-das-maos

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.