sábado, 16 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Morumbi recebe Colômbia x Catar, pela Copa América – SPFC

19/06/2019
in São Paulo FC

[bloqueador2]

O Morumbi recebe nesta quarta-feira (19), às 18h30, um embate nunca ocorrido antes no gramado do estádio: Colômbia contra Catar, pela Copa América 2019. Será o primeiro jogo da seleção asiática nos domínios do Tricolor, mas a equipe sul-americana, e o futebol colombiano de modo geral, tem muita história para contar, relacionada com o São Paulo.

Conheça ou relembre alguns pontos dessa trajetória:

primeiro jogo

A relação são-paulina com a Colômbia se iniciou em 1955: a primeira excursão para lá foi uma série invicta de cinco amistosos (duas vitórias, três empates). O confronto pioneiro foi contra o Atlético Nacional: 2 a 2, no dia 25 de junho. Quatro anos depois, o Tricolor retornou ao país para mais seis partidas, também não competitivas. Nesta oportunidade, conheceu as duas primeiras derrotas, mas o saldo ainda foi positivo: três vitórias, um empate.

O primeiro troféu são-paulino obtido em solo colombiano foi o Torneio Quadrangular de Cali, em 1960. A campanha, invicta, foi de duas vitórias (contra Huracán, da Argentina, 1 x 0; e Deportivo Cali, 4 x 1) e um empate (na estreia, 2 x 2 contra o América local). Naquela mesma viagem, participou também do Quadrangular de Medellín, mas neste conquistou apenas uma vitória (4 x 0) sobre o Atletico Nacional.

quadrangular cali

Outra série de amistosos invictos se deu em 1962, com seis vitórias em oito jogos, incluindo duas goleadas com cinco gols marcados: 5 x 2 no Independiente Medellín e 5 a 0 no Once Caldas. A última partida da era “amistosa” dos jogos na Colômbia foi em 1963, e o Tricolor perdeu por 3 a 2 para o Santa Fé.

Em 1974, a primeira partida de competição oficial: pela 2ª fase Copa Libertadores, o São Paulo empatou em 0 a 0 com o Millonarios, em Bogotá. O confronto se deu no grupo semifinal, que tinha ainda a participação do Defensor Lima, do Peru. No Brasil, os tricolores venceram os colombianos por 4 a 0. Ao fim da fase, os paulistas se classificaram à final. Na era “competitiva”, trazer bons resultados da Colômbia tornou-se um fato muito mais difícil. De 1974 até hoje, foram 12 jogos válidos por Libertadores, Supercopa e Copa Sul-Americana e o desempenho do São Paulo foi de duas vitórias, três empates e sete derrotas.

colombia

Ao todo, o Tricolor fez 50 partidas contra times ou combinados colombianos, com 23 vitórias, 13 empates e 14 derrotas; 92 gols marcados e 56 sofridos. Fora dessa relação se encontra, porém, a partida mais distinta do Tricolor contra colombianos. Foi a realizada em 15 de março de 1994: um amistoso em Bogotá contra a Seleção da Colômbia – a mesma que foi a sensação das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo por golear a Argentina, fora de casa, por 5 a 0, meses antes. O São Paulo, bicampeão mundial e da Libertadores, fez um jogo parelho, mas acabou derrotado por 1 a 0.

A Seleção Colombiana também realizou um jogo no Cícero Pompeu de Toledo, mas contra o time do Brasil. Pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, no dia 15 de novembro de 2000, a Seleção Brasileira venceu a Colombiana por 1 a 0, gol de Roque Júnior aos 47 minutos do segundo tempo, em partida que ficou para sempre lembrada como aquela em que Rogério Ceni tentou fazer um gol de falta com a camisa canarinho e pela manifestação crítica da torcida em relação ao desempenho dos jogadores nacionais, apesar da vitória.

rogerio ceni

aristizabalApesar de todo este histórico, a primeira recordação de qualquer tricolor quando pensa na Colômbia é referente ao atacante Victor Hugo Aristizábal, que defendeu as cores são-paulinas entre 1996 e 1998, chegando a representar o clube em uma Copa do Mundo pela seleção do país dele. Aristizábal fez gol de bicicleta (contra o Palmeiras, em 1996) e muito sucesso no Morumbi. O jogador completou 81 partidas e 37 gols pelo time – quinto maior artilheiro estrangeiro da história do São Paulo – e foi campeão paulista em 1998. Após Aristizábal, chegaram ao Tricolor os colombianos Pabon (2014), Wilder (2015) e Tréllez (2018/19), que, contudo, não repetiram o mesmo vitorioso desempenho.

Já no banco de reservas, a única experiência são-paulina com um treinador colombiano foi com Juan Carlos Osorio, em 2015. O técnico, que possuía um estilo ousado e ofensivo de postar a equipe, permaneceu à frente do grupo em 26 partidas (11 vitórias, 7 empates e 8 derrotas), quando deixou o clube para assumir o comando da Seleção do México, em preparação para a Copa do Mundo de 2018.

Fonte: www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2019/6/19/morumbi-recebe-colombia-x-catar,-pela-copa-america

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.