[bloqueador2]
Ação educativa realizada no município de Santa Rita (Foto: Divulgação)
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, na terça-feira (18), um ciclo de palestras educativas do projeto Detran vai à Escola, em escolas da rede estadual de ensino no município de Santa Rita. A ação acontece em parceria com a prefeitura, por meio do Núcleo de Prevenção de Acidentes (Nupeva). As palestras fazem parte das ações de educação e de conscientização que o departamento realiza durante todo o ano.
A equipe de educadores foi coordenada pelo chefe da Divisão de Estatística do Detran-MA, Pábyo Mendes, que orientou alunos do Ensino Médio sobre as normas de trânsito, com foco para motocicletas, principal veículo utilizado no município e, também, que registra o maior número de acidentes de trânsito na região.
A primeira ação foi realizada durante a manhã, no Centro de Ensino (CE) João Batista Carvalho, para 130 adolescentes do 1º, 2º e 3º ano e, a segunda, no período da tarde, no CE Monsenhor Dourado, para 185 alunos. Nas duas escolas, a palestra sobre “Segurança no Trânsito”, foram ministradas por Pábyo Mendes e pelo educador Jimison César. Durante o evento, Pábyo Mendes entregou medalhas aos alunos como premiação, aos que foram mais participativos e se comprometeram a contribuir para a segurança do trânsito.
“A adolescência é uma fase de busca pela liberdade e é quando acontece a conquista da primeira habilitação. Esse é o melhor momento para alertarmos, trabalhamos a educação de forma incansável. A palestra foi muito proveitosa, instrutiva, e contamos com a participação total dos alunos, que se comprometeram em fazer a sua parte enquanto usuários das vias, atualmente como pedestres e, futuramente, como condutores”, explicou Pábyo Mendes.
Para Jimison César, o projeto de ações educativas que o Detran-MA desenvolve em escolas, busca a conscientização de crianças e adolescentes enquanto ainda são somente passageiros e pedestres. “Eles são os futuros condutores. É preciso semear conhecimentos de boas práticas no trânsito, para que eles exerçam agora e futuramente, como condutores. As palestras são feitas numa dinâmica em que desperta o interesse e a interação de todos”, destacou.
A coordenadora do Nupeva, Agláia Prazeres, contou que, por meio do núcleo, a prefeitura realiza ações educativas de prevenções de acidentes de trânsito nas escolas do município durante todo o ano e, com o apoio do Detran-MA, contribui significativamente com esse trabalho.
“Essa parceria com instituições de trânsito, como o Detran-MA que tem um trabalho muito responsável de segurança e educação, é muito importante para o nosso projeto. Logo estes adolescentes passarão pelo processo de primeira habilitação e, depois de tudo o que aprenderam nas palestras, com certeza estarão mais conscientes dos direitos e deveres de um motorista”, afirmou Agláia Prazeres.
A aluna do 1º ano, Luana Souza, de 16 anos, acredita que a empatia faz muita diferença no trânsito. “Existem muitos motoristas egoístas nas ruas. Durante a palestra, tive a oportunidade de repensar minhas ações como pedestre e, ainda, me preparar para ser uma motorista consciente no futuro”, disse.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]