[bloqueador2]
Representantes de 30 municípios maranhenses participam em São Luís até quarta-feira (19) da 4ª Oficina Estadual “Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-parto”. O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil, é discutir recomendações assistenciais de prevenção, diagnóstico e tratamento na área.
Os esforços do Governo do Maranhão na área têm sido reconhecidos, fortalecendo parcerias. “O treinamento possibilitará aos médicos e enfermeiros técnicas para conter a hemorragia no pós-parto. Atualmente, o Maranhão luta em duas principais frentes para diminuir os indicadores de mortalidade materna: hipertensão e hemorragia pós-parto”, destacou a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort.
Na oficina, consta a capacitação para o uso do traje antichoque não pneumático (TAN). O equipamento permite o controle temporário da hemorragia, enquanto a paciente aguarda os procedimentos ou transferência para uma unidade de referência. Além disso, a capacitação aborda balões de tamponamento intrauterino, código vermelho, cirurgia de controle de danos e acretismo placentário. Todos os temas da oficina são ministrados pelos instrutores da OPAS/OMS, com estações práticas de simulação.
O enfermeiro obstetra, Jackson Silva dos Santos, do município de Vitorino Freire, é um dos 80 participantes da oficina. “A oficina como todo é de um aprendizado gigante e nos fortalece a continuar nossas investidas para salvar vidas”, afirmou.
Para a coordenadora de enfermagem do Hospital Municipal de Santa Helena, Rosélia Gomes Ferreira, a capacitação amplia a qualificação dos profissionais. “A primeira contribuição, e também a mais importante, é diminuir a mortalidade materna. Assim, nós conseguiremos capacitar nossos profissionais, oportunizando momentos de humanização e sensibilização no atendimento”, disse.
Sala CUIDAR
A capacitação, também, otimiza os procedimentos seguidos pela Sala CUIDAR – Rede de atenção às urgências e emergências obstétricas. A sala foi criada pelo Governo do Maranhão para dar suporte técnico de apoio e validação de conduções de situações de emergências à distância. Inaugurado no dia 11 de abril deste ano, o serviço atende unidades de saúde dos 217 municípios maranhenses, dentre eles, as 67 unidades de saúde de 60 municípios maranhenses com perfil para execução de partos.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]