quarta-feira, 17 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo, Ministério da Saúde e OPAS/OMS capacitam profissionais para Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-parto – Maranhão

20/06/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem20-06-2019-07-06-22

imagem20-06-2019-07-06-25Representantes de 30 municípios maranhenses participam em São Luís até quarta-feira (19) da 4ª Oficina Estadual “Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-parto”. O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil, é discutir recomendações assistenciais de prevenção, diagnóstico e tratamento na área.

Os esforços do Governo do Maranhão na área têm sido reconhecidos, fortalecendo parcerias. “O treinamento possibilitará aos médicos e enfermeiros técnicas para conter a hemorragia no pós-parto. Atualmente, o Maranhão luta em duas principais frentes para diminuir os indicadores de mortalidade materna: hipertensão e hemorragia pós-parto”, destacou a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmen Belfort.

Na oficina, consta a capacitação para o uso do traje antichoque não pneumático (TAN). O equipamento permite o controle temporário da hemorragia, enquanto a paciente aguarda os procedimentos ou transferência para uma unidade de referência. Além disso, a capacitação aborda balões de tamponamento intrauterino, código vermelho, cirurgia de controle de danos e acretismo placentário. Todos os temas da oficina são ministrados pelos instrutores da OPAS/OMS, com estações práticas de simulação.

O enfermeiro obstetra, Jackson Silva dos Santos, do município de Vitorino Freire, é um dos 80 participantes da oficina. “A oficina como todo é de um aprendizado gigante e nos fortalece a continuar nossas investidas para salvar vidas”, afirmou.

Para a coordenadora de enfermagem do Hospital Municipal de Santa Helena, Rosélia Gomes Ferreira, a capacitação amplia a qualificação dos profissionais. “A primeira contribuição, e também a mais importante, é diminuir a mortalidade materna. Assim, nós conseguiremos capacitar nossos profissionais, oportunizando momentos de humanização e sensibilização no atendimento”, disse.

Sala CUIDAR 

A capacitação, também, otimiza os procedimentos seguidos pela Sala CUIDAR – Rede de atenção às urgências e emergências obstétricas. A sala foi criada pelo Governo do Maranhão para dar suporte técnico de apoio e validação de conduções de situações de emergências à distância. Inaugurado no dia 11 de abril deste ano, o serviço atende unidades de saúde dos 217 municípios maranhenses, dentre eles, as 67 unidades de saúde de 60 municípios maranhenses com perfil para execução de partos.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/saude/atendimento-basico/governo-ministerio-da-saude-e-opas-oms-capacitam-profissionais-para-estrategia-zero-morte-materna-por-hemorragia-pos-parto

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.