quarta-feira, 17 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Procuradores-gerais se reúnem para discutir Reforma Tributária – Maranhão

20/06/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem20-06-2019-05-06-20

imagem20-06-2019-05-06-23O Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg) reuniu, na terça-feira (18), em Vitória (ES), para discutir os rumos da Reforma Tributária proposta pelo governo federal. Uma equipe técnica foi montada para acompanhar a tramitação do processo no Congresso Nacional.

Os estados representados na reunião decidiram acompanhar mais de perto as questões constitucionais da Reforma, formando a Rede de Cooperação entre Advocacias Públicas para Atuação Técnica dos Estados e Distrito Federal na Reforma Tributária (Rede Tributária). Eles defendem que a reforma seja adequada à igualdade entre os Estados federados. Tudo isto está descrito na Carta de Vitória, um documento assinado por todos os presentes, onde os procuradores-gerais defendem que o Governo Federal seja mais transparente na divulgação de dados relativos às transferências constitucionais aos Estados e ao Distrito Federal, decorrentes da arrecadação de impostos federais.

Dados mostram que a União tem arrecadado mais e repassado menos. Segundo a Receita Federal, entre janeiro e abril deste ano, foi arrecadado um acumulado de R$ 524,4 bilhões. No mesmo período de 2018, foram arrecadados R$ 497,2 bilhões.

O Conpeg discutiu, ainda, temas de interesse comum aos estados brasileiros, como precatórios, gastos provocados pela judicialização da saúde e ações que tramitam nas cortes superiores, em Brasília.

Íntegra da Carta de Vitória

Os Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, reunidos nesta data em Vitória (ES), manifestam publicamente sua posição a respeito dos seguintes temas:

1- É necessária uma maior transparência na divulgação, pelo Governo Federal, dos dados relativos às transferências constitucionais aos Estados e ao Distrito Federal, decorrentes da arrecadação de impostos federais.

2- Em um momento de enorme crise fiscal que assola todo o país, houve uma diminuição do valor dessas transferências constitucionais.

3- Esse cenário reforça a importância do julgamento das Ações Cíveis Originárias 3150 e 3151, em trâmite no Supremo Tribunal Federal, nas quais se pretende obter a devida prestação de contas pela União aos Estados e ao Distrito Federal quanto às transferências constitucionais.

4- Com essa mesma preocupação, é necessário que a proposta de reforma tributária contemple a situação dos Estados e do Distrito Federal em direção a um equilíbrio federativo que preserve e enalteça a autonomia que constitucionalmente lhes é assegurada.

5- Para tanto, o fortalecimento das unidades federadas é indispensável, sendo a reforma tributária um dos instrumentos mais adequados para se atingir tal desiderato.

6- Por fim, registramos o empenho da advocacia pública dos Estados e do Distrito Federal na construção de um federalismo cooperativo, mantendo sempre um diálogo aberto para o enfrentamento dos desafios da federação brasileira.

Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg)

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/acoes-do-governo/procuradores-gerais-se-reunem-para-discutir-reforma-tributaria

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.