sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mulheres tratam de demandas femininas da carreira no Corpo de Bombeiros

25/06/2019
in Mato Grosso

[bloqueador2]

O efetivo feminino do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso participou nesta terça-feira (25.06), em Cuiabá, de uma reunião para tratar de temas específicos das mulheres da corporação. O evento coincidiu com a proposta da Coordenação de Saúde e Segurança da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp) de criar um momento para as mulheres falarem de carreira e maternidade.

A programação contemplou as duas propostas com a abertura da tenente-coronel Luciana Bragança e o depoimento da sargento BM Miracy Xavier, falando sobre o desafio da maternidade e a carreira no Corpo de Bombeiros Militar. Também foi abordado um tema atual que é a mudança do acesso à reserva remunerada com a proposta de reforma da previdência apresentada ao Congresso Nacional. Apesar de haver poucas mudanças para os militares, a nova proposta aumenta o tempo de contribuição para elas. O tema foi abordado pela tenente-coronel Fernanda, da Polícia Militar de Mato Grosso, assessora jurídica da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso (Assof).

A carreira de bombeiro militar não tem muitas diferenças para homens e mulheres, o cumprimento de tarefas é requisito para ambos os gêneros durante os cursos de formação. Mas adequações são necessárias na estrutura e no regimento para que o efetivo seja misto. É preciso haver alojamentos separados e é necessário que o regimento comtemple necessidades naturais, como as relacionadas à maternidade.

A major Pryscilla Machado, comandante adjunta do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, destacou que o espaço existe e precisa ser ocupado com respeito ao regimento. São 90 mulheres na corporação, a legislação garante 10% das vagas para as mulheres, mas agora são apenas 6%. “Com o tempo, chegaremos aos 10% do total do efetivo, é preciso que elas batalhem por qualificação, melhorem as condições de trabalho, porque quando cheguei, outras já tinham feito isso por mim”, destaca a major.

Eder Salvaterra, coordenador de Saúde e Segurança da Sesp, afirmou que foi uma feliz coincidência já haver um evento nesse formato planejado. A intenção era criar um ambiente descontraído de homenagem às mães da segurança pública, mas se contribuiu para uma reunião mais ampla é excelente. A TC Luciana Bragança conta que ficou muito satisfeita com a participação já que a informalidade do evento facilita a troca de experiências. “Essa é uma reunião de mobilização para a preparação de um encontro estadual de bombeiras que pretendemos realizar em outubro”. O evento com participação de cerca de 40 militares femininas contou com o apoio do Comando Geral do CBMMT.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/12054245

[/bloqueador2]

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.