[bloqueador2]
Cerca de 40 agentes de segurança do Sistema Socioeducativo de Cuiabá participaram de uma capacitação na Escola de Governo de Mato Grosso, nesta quinta-feira (27.06). Com o tema “Realinhamento Operacional para Agentes de Segurança do Sistema Socioeducativo”, a iniciativa teve a parceria do Centro de Referência dos Direitos Humanos (CRDH), vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).
O curso teve como finalidade apresentar a dimensão dos Direitos Humanos, Segurança e da Socioeducação. Para a assistente social da equipe de educação em Direitos Humanos do CRDH, Fátima Vieira do Prado, a formação atendeu as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e do Estatuto da Criança e adolescente (ECA), correspondente à qualificação do servidor.
“Apresentamos o que é segurança, privação de liberdade e a socioeducação na perspectiva dos direitos humanos. O conteúdo que passamos aos profissionais está baseado em regras nacionais e internacionais”, ressaltou.
Os agentes de segurança executam atividades relacionadas com a gestão do Sistema Socioeducativo, atendem adolescentes do sistema estadual e são corresponsáveis pela ressocialização, atuando diretamente na segurança de adolescentes e das unidades de internação.
O historiador da equipe do CRDH, Eduardo Anicésio de Matos, destacou que o objetivo foi otimizar o trabalho desenvolvido por esses profissionais. “A intenção foi trazer para os servidores a importância de entender o conceito de direitos humanos. A função deles é criar um jovem que volta para a sociedade, sabendo da responsabilidade que ele tem. Neste sentido os direitos humanos caminham junto para essa construção”, pontuou.
O psicólogo da equipe do CRDH, Everton Santana, falou do compromisso do Estado no enfrentamento de violações de direitos por meio de capacitações. “Conseguir um espaço na Escola de Governo mostra o comprometimento com este público. A intenção foi mostrar aos profissionais que realmente tem que priorizar a segurança por ser o papel deles, mais que devem contribuir de forma efetiva para que todos direitos dos adolescentes sejam garantidos”, disse.
De acordo com o gerente de formação do Sistema Socioeducativo, Carlos Francisco da Costa, está previsto para o próximo semestre a capacitação de outros agentes de segurança do Sistema Socioeducativo. A proposta é que até o final do ano aproximadamente100 servidores sejam capacitados. “Esta é uma capacitação continuada. Todo ano realizamos estas atividades com nossos profissionais”, destacou.
O Estado possui oito unidades socioeducativas, localizadas em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Lucas do Rio Verde.
[/bloqueador2]