[bloqueador2]
Secretário Simplício Araújo e o gerente do BNB, Rosendo Júnior, no lançamento de ações que contemplam o setor da avicultura (Foto: Divulgação)
Os trabalhos em prol do adensamento da cadeia produtiva da Avicultura Industrial, realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), devem receber recursos do Plano de Ação Territorial alusivo à avicultura lançado, nesta sexta-feira (28), em Codó, pelo Banco do Nordeste.
Durante o evento, o secretário da Seinc, Simplício Araújo, que na ocasião representou o governador Flávio Dino, destacou a capacidade dos produtores do setor da avicultura no Maranhão e as ações que estão sendo realizadas para o incremento da cadeia.
“Nós [Governo] e o Banco do Nordeste somos grandes parceiros. Temos uma grande capacidade produtiva no setor da avicultura. O Maranhão é um grande consumidor de frango e estamos trabalhando para que esse consumo de frango seja o maranhense, para abastecer o mercado local”, frisou o secretário.
O Maranhão tem um grande potencial para o crescimento do setor avícola. O mercado consumidor demanda 300 mil toneladas de aves por ano, mas o estado produz apenas 25% dos frangos que consome, tendo uma produção de 105 mil toneladas/ano, o que demonstra a existência de mercado disponível para o aumento da produção local.
O secretário também destacou o abatedouro de frangos que está sendo instalado na cidade de Coroatá, que conta com o apoio do Governo do Estado. “Estamos apoiando esse importante empreendimento que vai gerar emprego, renda e desenvolvimento para toda a região”, disse.
O Programa de Desenvolvimento Territorial, que contempla as cidades de Codó, Coroatá, Caxias e Timbiras, será desenvolvido em nove etapas até 2022. De acordo com o gerente de negócios do BNB, Rosendo Júnior, as ações da avicultura e a parceria com o Governo do Estado somam esforços junto ao plano. “É uma parceria importante [Governo e BNB] para o desenvolvimento do estado. Esse programa lançado hoje visa desenvolver as cadeias produtivas por região e o Estado é um grande parceiro”, pontuou.
Mais Avicultura
Como segundo produtor de grãos do Nordeste, com crescimento observado ano após ano, o Maranhão tem estimulado a criação de aves no estado. Em 2015, o Governo do Estado lançou o programa Mais Avicultura, com objetivo de dar ao estado maior competitividade no mercado nacional e estimular mais empreendedores a se instalarem ou ampliarem seus negócios no Maranhão, gerando emprego e renda.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]