quinta-feira, 7 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

A visita do Papa ao Morumbi – SPFC

03/07/2019
in São Paulo FC

[bloqueador2]

Há 39 anos, o Morumbi foi palco de um grande evento popular: o Papa João Paulo II palestrou para mais de 140 mil pessoas presentes no estádio. A cerimônia foi parte de uma série de compromissos do pontífice na primeira visita de um chefe da Igreja de Roma ao Brasil. João Paulo visitara, dias antes, Brasília, Belo Horizonte e o Rio de Janeiro; e prosseguiu, ainda, para Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Teresina, Belém, Fortaleza e Manaus, logo depois, em apenas 12 dias.

João Paulo, que chegara à capital paulista no mesmo dia, realizou naquela manhã uma missa no Campo de Marte, zona norte da cidade; visitou crianças no Colégio Santo Américo; e se encontrou com ordens religiosas no Ginásio do Ibirapuera, no começo da tarde.

foto02

No estádio são-paulino, às 17h30, o Papa discursou para uma multidão de operários convidados pela Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo – então, a maior congregação católica do mundo. O encontro, de apenas 1h30 de duração, levou uma multidão ao Morumbi: mais de 140 mil pessoas, apesar do tempo chuviscoso e do frio de 11° daquele dia.

Foi a primeira mobilização massiva na casa são-paulina não referente a uma partida de futebol – As grandes apresentações musicais no gramado do Tricolor, por exemplo, começaram somente no ano seguinte, com a banda Queen.

foto08

foto06

foto05

foto03

Para tão grandioso momento, o Morumbi foi especialmente preparado. As obras começaram, contudo, apenas dois dias antes (1º de julho). Os palanques do altar papal e do coral, ambos de 54 metros quadrados, foram finalizados na madrugada do dia da apresentação. O sistema de som também foi reajustado, com 20 novas caixas acústicas de 11 mil watts instaladas ao redor do gramado.

O esquema de acesso ao estádio foi alterado – basicamente o mesmo modelo utilizado na Copa América 2019: não foi permitida a circulação de carros nos arredores. Um sistema especial de transporte, com 300 ônibus da CMTC, foi montado para a população.

foto07

Pelo grande volume de jornalistas, nacionais e estrangeiros, cobrindo o evento, a Telesp instalou 26 novos telefones públicos, dentro e fora do Estádio, além de outras 12 linhas telefônicas especiais para transmissões de rádio.

Para eternizar o fato, o São Paulo Futebol Clube colocou uma placa no saguão de entrada do Morumbi (hoje, ela é exposta no Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck). Nela, em letras douradas, se lê: “Para encontrar-se com os cidadãos paulistas, aqui esteve em missão de Paz, Amor e Fraternidade. S. S. o Papa, João Paulo II”.

foto10

Fonte: www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2019/7/3/a-visita-do-papa-ao-morumbi

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.