sábado, 13 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo e Prefeitura de Paço do Lumiar vão usar mão de obra carcerária para pavimentar 13 ruas – Maranhão

06/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem06-07-2019-22-07-52 imagem06-07-2019-22-07-55

Segunda etapa de pavimentação da Rua Santa Bárbara, em Pau Deitado, Paço do Lumiar (Foto: Clayton Monteles)

O Governo do Maranhão, através de convênio assinado entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e a Prefeitura de Paço do Lumiar, vai usar mão de obra carcerária para pavimentar 13 ruas do município. As obras serão iniciadas em agosto e envolvem 30 internos do sistema prisional, em regime semiaberto.

“Além de contribuir para a ressocialização dos internos, essa inciativa representa uma economia significativa para as gestões estadual e municipal. Se fôssemos contratar uma empresa para fazer esse mesmo serviço, o custo seria 28% maior, e sem a reintegração social”, explica o secretário da SEAP, Murilo Andrade de Oliveira.

Além da mão de obra, a pavimentação das ruas será feita com blocos de concreto produzidos pelos próprios internos do sistema prisional convencional e também da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São Luís. Ao todo, as ruas terão mais de quatro quilômetros de extensão pavimentados.

“Nossa estimativa é de que os serviços sejam finalizados em seis meses. Serão quatro bairros atendidos com essa parceria: Timbuba; Pau Deitado; o Loteamento Jaguarema, que terão quatro ruas pavimentadas, cada; e a sede do município, cujas obras serão concentradas na Rua Santo Antônio, na Comunidade Cotovelo”, completa o titular da SEAP.

No bairro Timbuba, serão pavimentadas as Ruas 29 de Julho; São José; São Pedro e Lisboa Dias. No bairro Pau Deitado, as Ruas Santa Tereza; São Pedro (esquina da igreja); São Pedro (atrás do campo); e São José. As obras atenderão, inicialmente, a Rua 2, no Loteamento Jaguarema. Em seguida, os serviços serão aplicados nas Ruas 5, 7 e 13.

“Cada metro quadrado de rua pavimentada por empresa terceirizada custa cerca de R$ 100. Essa mesma metragem, utilizando a mão de obra carcerária, custará R$ 72. Todos saem ganhando com essa parceria, principalmente a sociedade, por meio do trabalho digno das pessoas presas”, destaca o prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra.

Os blocos de concreto produzidos pelos internos do sistema prisional também abastecem o Rua Digna, programa do Governo do Estado que objetiva a revitalização de ruas de comunidades carentes da capital, com mão de obra dos próprios moradores. Nessa modalidade, o objetivo é gerar renda às famílias que nelas vivem.

Além do novo cronograma que terá mão de obra carcerária em Paço do Lumiar, segue a pavimentação na Rua Santa Bárbara, no bairro Pau Deitado, em parceria da SEAP com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A primeira etapa foi entregue em junho; e contou com a utilização de 10 mil blocos, assentados por 15 recuperandos da APAC de São Luís.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/seguranca/governo-e-prefeitura-de-paco-do-lumiar-vao-usar-mao-de-obra-carceraria-para-pavimentar-13-ruas

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.