sábado, 2 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Guerreiro Léo faz 44 anos – Santos Futebol Clube

06/07/2019
in Santos FC

[bloqueador2]

Por Guilherme Guarche, do Centro de Memória

Campos dos Goytacazes. Em um domingo, 6 de julho de 1975, nascia nessa cidade no norte fluminense de meio milhão de habitantes, conhecida como a “Capital nacional do petróleo e do açúcar”, aquele que se tornaria um dos melhores laterais esquerdos que vestiram a camisa do Santos: Leonardo Lourenço Bastos, o “Guerreiro Léo”, que honrou com dedicação e raça a camisa número três do Alvinegro Praiano.

Léo iniciou sua carreira jogando no Americano de sua cidade natal, ali permanecendo até 1997, quando se transferiu para o União São João, de Araras. Dois anos depois foi contratado pelo Palmeiras. Porém, sem ser aproveitado pelo time alviverde, veio para o Alvinegro Praiano no ano seguinte.

Sua primeira partida pelo Santos ocorreu justamente contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, em 27 de agosto de 2000, pelo Torneio João Havelange/ Campeonato Brasileiro. Orientado pelo técnico Antônio Gilberto Maniaes, o Giba (falecido em junho de 2014), o Santos jogou com Carlos Germano, Michel, Preto (Júlio César), Sangaletti (Valdo) e Léo; Claudiomiro, Renato, Caio e Robert (Aílton); Edmundo e Dodô.

Logo após o jogo, que o Santos perdeu por 3 a 2 (Edmundo fez os gols santistas), Léo deu uma mostra da garra que o faria cair nas graças dos torcedores, ao afirmar: “Se depender de mim, vou deixar meu sangue para fazer o Santos campeão”.

O Santos não foi campeão brasileiro em 2000, nem em 2001, mas conseguiria o tão ambicionado título em 2002, com o determinado Léo entre os destaques de um time recheado de jovens talentos. A façanha se repetiria em 2004, novamente com Léo entre os líderes do time.

Em suas duas passagens pelo Santos – de 2000 a 2005 e de 2010 a 2014 – o valente lateral-esquerdo jogou fez 456 partidas e marcou 24 gols. Léo é o décimo jogador que mais vestiu a camisa do Peixe. Ainda jogou oito partidas pela Seleção Brasileira, conquistando o título da Copa das Confederações, em 2005, na Alemanha.

No Benfica, de Portugal, equipe que defendeu de 2005 a 2009, ele também deixou a sua marca. Pela disposição e eficiência foi considerado o melhor lateral-esquerdo da Liga Portuguesa nos anos de 2006 a 2008.

Títulos de Léo no Santos Campeão Brasileiro em 2002 e 2004. Campeão da Copa Brasil em 2010. Tricampeão Paulista em 2010, 2011 e 2012. Campeão da Copa Libertadores em 2011. Campeão da Recopa Sul-americana em 2012. O craque santista foi o vencedor da Bola de Prata, da Revista Placar, nos anos de 2001, 2003 e 2004.

Sobrinho de craque Léo Bastos é sobrinho de um dos maiores ídolos que o Santos já teve na sua gloriosa existência: o atacante Augusto Vieira de Oliveira, o saudoso Tite, que também nasceu em Campos dos Goytacazes.

Fonte: www.santosfc.com.br/guerreiro-leo-faz-44-anos

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.