terça-feira, 14 outubro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Agora RN » Peritos criminais identificam impressão digital de suspeito de assalto e caso de RG´s falsos

11/07/2019
in Rio Grande do Norte

[bloqueador2] Publicidade x fechar anúncio imagem11-07-2019-14-07-48

Impressões digitais são umas das principais provas para materializar a presença do suspeito em uma cena de crime. O Setor de Biometria e Papiloscopia Aplicadas do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) têm apresentado alta precisão na identificação das marcas digitais deixadas em locais de crime que subsidia as investigações policiais e a resolutividade de delitos praticados no Rio Grande do Norte.

Nesta semana, o setor conseguiu identificar por meio de procedimentos técnicos e utilização do sistema de arquivo digitalizado de impressões papilares do ITEP-RN, a identificação de um suspeito de estar em veículo modelo Onyx, que praticava assaltos no bairro de Candelária e que na última sexta-feira, 5, tentou assaltar um policial militar. Na ocasião um dos suspeitos foi baleado e morreu no local, enquanto dois conseguiram fugir.

“Com a perícia realizada no veículo conseguimos encontrar uma impressão e confrontamos com o sistema de documentação que apontou o portador daquela digital. A informação foi repassada para a polícia que investiga o caso e tem esse elemento a mais para chegar ao provável suspeito”, destacou o perito criminal Vitor Lopes.

Os peritos criminais que atuam na área de biometria e papiloscopia recebem diariamente demandas coletadas em locais de crime de todo o Rio Grande do Norte que contribuem para o combate à criminalidade.  “Com o uso da tecnologia podemos chegar a uma prova incontestável para condenar ou inocentar um suspeito, sendo um auxílio importante no processo para que a justiça seja feita”, destacou o perito Paulo Vale.

ITEP-RN identifica caso de falsidade ideológica

O trabalho pericial desenvolvido no ITEP-RN também atua na identificação de documentos falsos por meio de confrontos entre impressões digitais. Em uma das análises realizada em conjunto com o setor de Documentoscopia foi identificado um caso de uma mulher que possuía quatro documentos de identidade, com informações e nomes trocados, mas que permanecia a característica única da impressão digital.

 “Recebemos essa demanda interna e analisamos cuidadosamente no sistema que apontou a mesma impressão nos quatro documentos de uma mesma pessoa que usava nomes diferentes e informações adulteradas”, destacou o perito Vitor Lopes. O caso está sendo investigado pela polícia.

Para combater esse tipo de fraude, o ITEP-RN está na fase de finalização de treinamento e instalação de equipamentos para implantar o RG biométrico que dará maior segurança no processo de identificação e será importante instrumento para a segurança pública.

Fonte: agorarn.com.br/policia/peritos-criminais-identificam-impressao-digital-de-suspeito-de-assalto-e-caso-de-rgs-falsos

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.