sábado, 13 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Orçamento Participativo encerra debates em São Luís e abre votação na internet – Maranhão

11/07/2019
in Maranhão

[bloqueador2] imagem11-07-2019-22-07-47

imagem11-07-2019-22-07-50Definir quais os serviços e obras prioritários para a população do Maranhão. Esse é o objetivo da série de audiências públicas para compor o Orçamento Participativo do quadriênio 2020-2023. Nesta quinta-feira (11), comunidades da Grande Ilha de São Luís e Alcântara estiveram reunidas no Centro Pedagógico Paulo Freire, no campus da UFMA, para definir as demandas prioritárias para a região.

O evento marcou o encerramento do ciclo de debates do Orçamento Participativo 2019, após uma série de 35 encontros, realizados desde o final de maio deste ano, em 22 regionais que contemplam os 217 municípios maranhenses.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, as audiências do Orçamento Participativo 2019 se encerram com saldo bastante positivo, com ampla participação popular e apresentação de demandas por projetos e políticas em educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e acesso à Justiça.

“Desde o primeiro ano de gestão, o governador Flávio Dino tem realizado o Orçamento Participativo por meio de audiências públicas. Do resultado da primeira audiência, nós vamos encontrar hospitais macrorregionais, ampliação e reforma de escolas, centros de referência e uma série de ações importantes de ampliação e acesso às políticas públicas”, detalha Chico Gonçalves.

A economista Talita Nascimento, chefe do Departamento de Estudos Sociais e Regionais do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), explica que neste ano, além da incorporação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), as demandas apresentadas pela população devem compor o Plano Plurianual (PPA) do estado.

“É a marca do governo, não só através do discurso, mas por meio da operacionalização, levando até a população o direito de escolher o que ela considera prioritário para sua região, trazendo esse recorte em discussão com a população”, ressalta Talita Nascimento.

Participação popular

imagem11-07-2019-22-07-52

Luiz Gustavo, de 15 anos, já está engajado no debate

imagem11-07-2019-22-07-57

Povo precisa ser ouvido, diz o major Elton Pereira

O estudante secundarista Luiz Gustavo, de 15 anos, mora na região Itaqui Bacanga e fez questão de participar. Para ele, esse tipo de audiência pública remonta ao princípio republicano adotado na Grécia antiga, onde a população tinha direito a participação dos debates públicos na Ágora ateniense.

“Eu achei interessante a proposta e vim participar. Eu acho inovador esse tipo de iniciativa e acho que isso dá muito certo. Acho importante esse engajamento das pessoas na política e é uma oportunidade de a população expressar os desejos, como mais obras e mais escolas”, destacou o estudante.

Para o major do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) Elton Rodrigues Pereira, que também participou da última audiência do Orçamento Participativo, esse é o momento do Estado ouvir a população, para melhorar a atuação dos órgão públicos.

“Eu acho que é de extrema necessidade a gente fazer esse tipo de interação, algo que é muito salutar para as políticas governamentais. É isso que a gente espera, que o governo escute a população para que ela tenha o alinhamento de suas metas em conformidade com o que o povo almeja”, ressaltou o militar.

Votação das propostas

Com o fim das 35 audiências públicas é aberto o processo de consulta pública para votação das melhores propostas na plataforma www.participa.ma.gov.br, onde será escolhida uma de cada regional e duas da região metropolitana de São Luís. Qualquer cidadão pode participar.

“Já estamos com o processo aberto de votação na plataforma digital das primeiras audiências que foram realizadas. Fechamos todo esse ciclo dia 25 de julho, quando nós encerramos o processo de votação, período em conseguimos atingir o número maior de pessoas”, frisa a secretária adjunta de Participação Popular, Creuzamar de Pinho.

Ao todo, as escutas do Orçamento Participativo ouviram mais de 6 mil pessoas de todas as regiões do Maranhão. Para o secretário Chico Gonçalves, a escuta popular é fundamental no processo de formulação das políticas públicas em uma democracia.

“Sem povo não há democracia, sem povo o que resta é o autoritarismo”, finalizou Chico Gonçalves.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/direitos-humanos/participacao-popular/orcamento-participativo-encerra-debates-em-sao-luis-e-abre-votacao-na-internet

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.