sábado, 2 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Santos está invicto no Pituaçu – Santos Futebol Clube

11/07/2019
in Santos FC

[bloqueador2]

Por Odir Cunha, do Centro de Memória

Neste sábado, às 19 horas, Santos e Bahia jogam pela terceira vez no Estádio Governador Roberto Santos, também conhecido por Pituaçu, nome do bairro de Salvador em que está localizado. Em 2011, partida sobre a qual daremos mais detalhes a seguir, o Santos venceu por 2 a 1, com gols de Neymar e Alan Kardec. Em 2012, os times ficaram no 0 a 0.

As circunstâncias do confronto de 2011 eram bem especiais. Campeão da Copa Libertadores dois meses antes, o Santos parecia um time desmotivado, apenas à espera do Mundial de Clubes, no final do ano, no Japão. Com dois jogos a menos, a equipe ocupava a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro de 2011, enquanto o Bahia tentava se distanciar da zona de rebaixamento.

Mesmo fora da luta pelas primeiras posições, Santos e Bahia atraíram a lotação máximo do estádio, com 32.157 pagantes, além de cortesias que elevaram o público para 36.740 pessoas.

O técnico Muricy Ramalho escalou o Santos com Rafael (depois Vladimir), Arouca, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Henrique, Elano (Bruno Aguiar) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges (Alan Kardec).

O Bahia, orientado por Renê Simões, jogou com Marcelo Lomba, Marcos (Gabriel), Paulo Miranda, Titi e Ávine; Marcone, Fahel, Diones (Ricardinho) e Carlos Alberto; Jones Carioca e Junior (Reinaldo).

A situação santista era desconfortável. Nos três jogos mais recentes havia empatado sem gols com o Corinthians, na Vila Belmiro; perdido por 2 a 0 para o Atlético Goianiense, em Goiânia, e perdido por 3 a 2 para o Coritiba, na Vila Belmiro.

A delegação embarcara para Salvador sob o protesto dos torcedores. Afinal, o elenco era bom, com jogadores como Léo, Arouca, Paulo Henrique Ganso, Neymar, Elano e Borges. Não se justificava uma campanha tão indigente que ainda não registrara uma vitória fora de casa.

Jogo maluco

Apoiado por uma boa torcida, o Santos deu mostras de que estava disposto a mudar sua história no campeonato a partir daquela partida. Logo aos dois minutos de jogo, Ganso penetrou pela meia direita e foi derrubado na área. Pênalti que o mineiro Ricardo Marques Ribeiro não titubeou em marcar.

O time tinha perdido pênaltis em dois jogos anteriores: Elano na derrota de 5 a 4 para o Flamengo, e Borges na derrota de 3 a 2 para o Coritiba. Mas em Salvador Neymar bateu firme, rasteiro, no canto esquerdo e fez o seu oitavo gol, isolando-se na artilharia do campeonato. Mas a partir daí o jogo ficaria maluco.

O mesmo Neymar perdeu uma chance sem goleiro, apenas com um jogador de linha no gol. O Bahia também desperdiçou várias oportunidades, até que Junior, aos 28 minutos, empatou para o time da casa. A decisão ficou para a segunda etapa.

Tudo parecia caminhar para o empate quando Alan Kardec, que entrara no lugar de Borges, deu uma puxeta em uma bola jogada na área e acabou encobrindo o goleiro Marcelo Lomba. Muito comemorada, a vitória gerou depoimentos otimistas dos jogadores do Santos. Borges exagerou ao falar em título. O time ainda estava a 19 pontos do líder.

Ao final do Brasileiro, o Santos ficou exatamente no meio da tabela, na décima posição, com 53 pontos ganhos, 15 vitórias, 15 derrotas e oito empates, 55 gols marcados e os mesmos 55 gols sofridos. O consolo foi fazer o artilheiro da competição: Borges, com 23 gols. O Bahia, que no segundo turno conseguiu empatar na Vila Belmiro, sem gols, acabou em décimo-quinto lugar e ao menos se livrou do rebaixamento.

Santos leva grande vantagem

Nos confrontos com o Bahia, seu adversário nas finais da Taça Brasil/Campeonato Brasileiro de 1959, 1961 e 1963 (perdeu em 1959 e venceu as outras duas) o Santos leva ampla vantagem. Em 62 jogos, venceu 30, empatou 13 e perdeu 19, marcando 127 gols e deixando passar 83. Em jogos apenas pelo Campeonato Brasileiro o equilíbrio é maior. Em 46 partidas, o Alvinegro Praiano venceu 22, empatou nove e perdeu 15, marcou 89 gols e sofreu 54.

Fonte: www.santosfc.com.br/santos-esta-invicto-no-pituacu

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.