Reunião contou com representantes da Funac, UFMA e Ministério Público (Foto: Divulgação).
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) reuniu, nesta sexta-feira (12), para tratar do plano de ação do Projeto Voz e Poesia, com representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ministério Público, através da 43º Vara da Infância e Juventude e equipe do Centro Socioeducativo Florescer e Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destaca a importância de ampliar o universo cultural dos adolescentes dentro dos Centros Socioeducativos. “Uma vez que a gente leva para as Unidades essa gama de conhecimento, sobre a cultura, sobre a história, sobre a nossa realidade, trabalhar de forma lúdica vai trazer para a rotina socioeducativa leveza e oportunizará aos adolescentes outros momentos, outro modo de vida, que supere esse estágio na Unidade que é o cumprimento de uma medida socioeducativa”, afirma.
A coordenadora do curso de Biblioteconomia, Aldinar Bottentuit, acredita que as questões referentes à leitura e formação de leitores sempre mobiliza as pessoas, pois é uma pauta extremamente importante.
“Todos os participantes estão muito envolvidos com essa pauta da leitura e no que se refere à instituição Funac significa muito mais pelo trabalho que já é desenvolvido com os adolescentes. É um projeto grandioso, que tem várias frentes, da democratização, da formação crítica do leitor, a formação de novas bibliotecas públicas e escolares e a presença dos bibliotecários também nesses lugares. Não podemos perder de vista a importância desse profissional da informação mais precisamente do bibliotecário nessas instituições com um trabalho interdisciplinar, com as colegas assistentes sociais, da pedagogia, para que possamos fazer um trabalho integral. Essa é a nossa meta enquanto coordenação do curso de Biblioteconomia”, destaca Aldinar Bottentuit.
As ações do Projeto Voz e Poesia têm inspirado os participantes que já vislumbram os resultados em longo prazo. “Estou muito satisfeita, a UFMA abraçou a ideia com muito gosto e vamos fazer um trabalho muito interessante. Com resultados positivos para nós profissionais, para o sistema socioeducativo, sistema de justiça e para a própria universidade. Será uma grande experiência principalmente para o nosso público que são socioeducandos e socioeducandas”, comenta a assistente social da 43° Vara da Infância e Juventude, Ana Margarida.
A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz ressaltou que vários departamentos da UFMA estão envolvidos com o Projeto Voz e Poesia, mas o departamento de Biblioteconomia vai assumir, no convênio, a coordenação do Projeto. “Vários departamentos serão envolvidos, mais é a Biblioteconomia que vai dar o comando. Hoje a professora Aldinar Bottentuit apresentou o plano de ação, como seriam as propostas no projeto, com muitas propostas para aprimorar os nossos projetos de leitura dentro das Unidades. A reunião hoje foi motivadora e trouxe um conjunto de idéias do que a gente já faz no fomento da leitura dentro da socioeducação”, explica.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]