Governo do Estado realiza entrega de agroindústria em Chapadinha
No povoado Canto do Ferreira, localizado em Chapadinha, 26 quebradeiras de coco receberam do Governo do Maranhão, por meio do Sistema SAF (Agerp, SAF e Iterma), a chance de transformar o ofício tradicional passado por gerações, em uma nova forma de mudança de vida.
A agroindústria de derivados do mesocarpo do babaçu foi entregue às mulheres da Associação das Quebradeiras de Assentamento, na sexta-feira (12), e integra um conjunto de ações desenvolvidas pela Cadeia Agroextrativista do Babaçu, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com apoio técnico da Agerp. A cadeia contempla sete municípios, beneficiando diretamente 349 famílias, com mais 1680 indiretamente, e investimentos que totalizam mais de R$ 1 milhão, direcionados aos produtores que exercem a agricultura familiar e a extração do babaçu.
Governo do Estado realiza entrega de agroindústria em Chapadinha
O recurso destinado foi de R$ 280 mil, que garantiu a montagem da estrutura, composta por forno industrial, misturador, laminadora, liquidificador industrial, etiqueta seladora, kit de higiene para cozinha e escritório completo.
No comando da agroindústria serão apenas mulheres, que vão trabalhar com o mesocarpo do babaçu, produzindo biscoitos, bolos, mingaus e azeite, agregando valor aos produtos e contribuindo para a geração de emprego e renda das quebradeiras. Para a presidente da associação, Gracilene de Jesus, com a agroindústria será possível manter o orgulho pela atividade, valorizar a imagem das quebradeiras e impulsionar outras mulheres.
“Realizamos um sonho após anos de luta e uma trajetória difícil. Vamos nos reinventar cada vez mais, trabalhando com tantas outras mulheres fortes e conscientes da nossa história. E após verem nossa conquista, muitas companheiras da comunidade já querem fazer parte da associação”, disse Gracilene.
O secretário da SAF, Júlio César Mendonça, destacou o empenho do Governo do Estado em valorizar o esforço das comunidades tradicionais e estimular a produção de seus produtos. “O compromisso firmado pelo governador Flávio Dino com os agricultores e agricultoras do Maranhão segue firme, destinando ações de proteção e incentivo, que consigam manter as famílias campo, com novas formas de comercialização, acesso às tecnologias e garantias concretas de emprego, renda e qualidade de vida”, frisou o secretário.
Ainda no mês de julho o Sistema SAF realizará e entrega de mais duas agroindústrias. No próximo dia 24, será a vez de Lago do Junco, com a agroindústria de processamento do óleo de coco babaçu. Seguida pela inauguração em Viana, no dia 26, na comunidade Taquaritiua, que receberá a agroindústria de beneficiamento de azeite, mesocarpo e derivados.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]