Cirurgiões vasculares utilizam a técnica de escleroterapia, com aplicação de solução hipertônica de glicose ou com uma “espuma” (Foto: Divulgação).
O Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon, tem devolvido à população da região qualidade de vida. A unidade realiza, há um ano e meio, procedimento avançado para tratamento de varizes, aqueles alargamentos e dilatações das veias, que, se não tratados, podem gerar complicações como dores, inchaço e, em casos mais sérios, até trombose.
Os cirurgiões vasculares utilizam a técnica de escleroterapia, com aplicação de solução hipertônica de glicose ou com uma “espuma” densa específica.
“É uma cirurgia que, embora pareça estética e, às vezes, até é, tem um ganho potencial muito grande para o paciente, do ponto de vista da dor, de possibilitar trabalhar e realizar suas atividades diárias com conforto. É um ganho na qualidade de vida do paciente muito grande”, explica o diretor clínico da unidade, Candilberto Filho.
As varizes são veias dilatadas, que podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. Elas surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. São mais comuns em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos e, dentre as causas, estão a predisposição genética, uso de pílula anticoncepcional, idade, obesidade e gravidez.
Embora o incômodo seja para boa parte dos pacientes apenas estético, nos casos daqueles com veias com aspecto muito inchado e cujos sintomas prejudicam a qualidade de vida, com dor e cansaço, a cirurgia é indicada. Segundo o cirurgião vascular Quersio Ferreira, todos os pacientes passam por avaliação para confirmar a indicação para o procedimento, que é feito no próprio ambulatório.
“Algumas pessoas, mesmo com as varizes mais finas, sentem dor, cansaço e inchaço nas pernas. É um grande desconforto. Não é incapacitante, mas muitas pessoas levam com sofrimento a vida e sofrem antes de buscar tratamento. A escleroterapia é um tratamento moderno, bem menos invasivo que a cirurgia. O paciente sai do consultório para casa”, informa Quersio Ferreira.
O Hospital Regional Alarico Pacheco oferece a especialidade vascular à população da região, com avaliações de pés diabéticos e de vasculopatias em geral, como pequenos aneurismas, traumas vasculares, tromboses etc. Na especialidade cirúrgica, os procedimentos mais comuns são de amputações e varizes.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]