Maternidade Humberto Coutinho garante atendimento especializado para população (Foto: Marcio Sampaio)
A lavradora Andreia dos Santos Oliveira, 32 anos, é uma mulher de poucos medos. Ativa, sem medo de pegar no pesado ou enfrentar dificuldades, ela temia ter a sua terceira filha de parto cesárea. Mas a estrutura e acolhimento que encontrou na Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, a deixou segura e tranquila para viver um dos momentos mais felizes da vida, ter Aylla Cibele, que nasceu na última quarta-feira (10).
“Me senti segura. Tinha muito medo de cesárea, mas quando cheguei pensei: ‘meu Deus do céu, aqui vai ser ótimo, porque aqui o atendimento muito bom!’. O hospital é muito chique. Fiquei tranquila. Agradeço a Deus”, disse a moradora de Fortuna.
Andreia dos Santos Oliveira teve os dois primeiros partos naturais, mas foi encaminhada para a maternidade, inaugurada pelo Governo do Estado, porque não havia médico para fazer a cesárea. Além disso, a bebê já pesava mais de 3,5 kg e a mãe não tinha dilatação.
“Adorei aqui, o atendimento é muito bom, organizado e bonito. Me surpreendeu. Tive uma prima que ganhou neném aqui e ela falou muito bem. Eu dizia que achava que ia ter minha menina pra cá, mas não imaginava que ia ser mesmo. E graças a Deus deu certo”, afirmou a mãe, que ainda realizou o procedimento de laqueadura.
A Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, tem ajudado muitas mães a contar lindas histórias. Além da ala de maternidade, também realiza internações pediátricas. Desde a sua inauguração em setembro de 2018 até o mês de maio deste ano, a unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde realizou 4.864 atendimentos ambulatoriais e 973 internações.
“A maternidade é um avanço para a região. A gente tinha um hospital de referência, mas nada comparado à estrutura que temos hoje aqui. É uma unidade de média complexidade que atende 15 municípios. A maternidade garante segurança, acesso e atendimento às mães e crianças da regional de São João dos Patos e até de outros municípios”, destacou a diretora geral da unidade, Maria de Lourdes Lopes.
Maternidade beneficia pacientes da região de São João dos Patos, que inclui 15 municípios (Foto: Marcio Sampaio).
Também moradora de Fortuna, Ana Lúcia Ferreira de Sousa deu à luz a quarta filha, Vitória Gabrielle, nesta sexta-feira (12), de parto natural. Existia a possibilidade dela ter de fazer cesárea, por isso acharam melhor levá-la para Colinas, onde o atendimento é especializado. Ela gostou da escolha. “Achei aqui melhor. Lá de onde eu vim é diferente. Aqui é melhor e mais confortável. Estou sendo bem cuidada”, pontuou.
Estrutura A Maternidade Humberto Coutinho possui 44 leitos, três consultórios médicos com as especialidades de cardiologia, pediatria e pré-natal de alto risco, consultórios de enfermagem, salas de observação pediátrica e de observação obstétrica, três salas de cirurgia, três leitos de recuperação pós-anestésica, três salas de parto humanizado e dois leitos neonatais. Completam a estrutura sala de vacinação, um Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo e um Posto de Registro Civil de Nascimento.
A maternidade beneficia pacientes da região de São João dos Patos, que inclui 15 municípios: Colinas, Barão de Grajaú, Benedito Leite, Buriti Bravo, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão e São João dos Patos.
Comentários
Comentários
[/bloqueador2]